20/05/2018

Superstições

CRENDICES E SUPERSTIÇÕES
Nada mais são que lendas, invencionices de mães desesperadas que deram certo ou mesmo coincidências de certas situações que foram passados por gerações. Particularmente, acredito em muitas que deram e dão certo comigo, mas outras são absurdas, mas respeito a crença de todos. Eu coloco 3 moedas no saleiro sim, cultivo trevo de 4 folhas, faço pedido a estrela cadente, entre outros. As superstições participam da própria essência intelectual humana e não há momento na história do mundo sem a sua inevitável presença. Isto não é uma exclusividade de pessoas pobres ou sem cultura, as superstições atingem todas as camadas sociais como ricos, pobres, cultos e incultos. 

1- Não se deve passar debaixo de escadas. Dá azar;
Esta superstição realmente tem origem há 5.000 anos no Egito antigo. Uma escada encostada a uma parede forma um triângulo, e os egípcios consideravam esta forma sagrada. Para eles, triângulos representavam a trindade dos deuses, e passar por um triângulo era profaná-los.
Essa crença fez seu caminho através dos tempos. “Séculos mais tarde, os seguidores de Jesus Cristo usurparam a superstição, interpretando-a à luz da morte de Cristo”, explicou Panati. “Como uma escada descansou contra o crucifixo, tornou-se um símbolo de maldade, morte e traição. Andar sob uma escada trazia desgraça”. Na Inglaterra, em 1600, os criminosos eram obrigados a caminhar debaixo de uma escada em seu caminho para a forca.

2- Quebrar o espelho dá  7 anos de azar;
Os temidos 7 anos de azar. Tudo começou logo no surgimento dos espelhos, eles eram considerados objetos de bruxaria capazes de capturar almas. Além disso, acreditava-se que os espelhos podiam controlar o futuro das pessoas e quando um se rompia sozinho significava que a morte estava por perto, está aí a explicação de que quebrar um espelho pode trazer 7 anos de azar, mas não se preocupe para escapar da maldição é só enterrar ou queimar a peça.

3- Guarda-chuva aberto dentro de casa atrai azar;
Embora algumas pessoas sugiram que começou com as superstições dos faraós no antigo Egito, a maioria dos historiadores rastreia a crença de volta aos tempos vitorianos, quando o mecanismo de abertura desajeitado de guarda-chuvas de metal enraiados seria um perigo aberto dentro de casa legítimo.


4- Sempre dizer “Saúde” quando alguém espirrar;
Na maioria dos países de língua inglesa, é educado responder a um espirro de uma outra pessoa dizendo “Deus te abençoe”. No Brasil, também há o costume de dizer simplesmente “Saúde”.
Apesar de encantamentos de boa sorte terem acompanhado em todas as culturas os espirros durante milhares de anos (todos em grande parte ligados à crença de que o espirro expulsa espíritos malignos), esse costume em particular começou no século VI d.C., por ordem expressa do Papa Gregório, o Grande.
A peste terrível estava se espalhando através da Itália na época. O primeiro sintoma era espirros crônicos graves, e isso muitas vezes era rapidamente seguido de morte. O Papa Gregório pediu que os saudáveis orassem pelos enfermos, e ordenou que respondessem a espirros, ao invés do normal “Que você possa desfrutar de boa saúde” pelo mais urgente “Deus te abençoe!”.
Se uma pessoa espirrasse quando estivesse sozinha, o Papa recomendou que dissesse para si mesma uma oração em forma de “Deus me ajude”.

5- Entrar na piscina depois de comer causa indigestão
Essa sim é uma crendice VERDADEIRA! Os avisos que sua mãe ou avó te davam tinham sim um fundamento, por isso, é bom ouvir o conselho dos mais velhos. O nosso organismo, quando ingerimos algum alimento, faz com que a circulação sanguínea no aparelho digestivo fique mais intensa. Assim, ao entrarmos na piscina ou no mar, esse mesmo sangue terá que se dividir e cumprir outra função, a de manter o corpo e a pele aquecidos, ou seja, nenhuma das duas atividades será cumprida com 100% de eficácia.
Tomar longos banhos quentes ou praticar algum exercício físico também não é muito recomendável, pois dilata os vasos e leva o sangue do estômago para outras partes do corpo.

6- Esfregar uma aliança quente na pálpebra cura terçol
Para quem nunca sentiu esse desconforto a cada piscada dos olhos, o terçol é uma inflamação causada por bactérias que obstruem a saída das glândulas palpebrais e provocam o acúmulo de secreção infectada, deixando a região vermelha, inchada e podendo inclusive formar uma bolinha semelhante a uma espinha. De fato, aquecer a área inflamada é a melhor maneira de tratá-lo, o que pode justificar a crendice.

7- Apontar para uma estrela faz nascer uma verruga no dedo
Pesquisadores dos corpos celestes seriam facilmente identificados pelas mãos se isso fosse verdade. Reza a lenda que a crendice surgiu justamente como uma forma das famílias judias protegerem os filhos da Inquisição durante o século 15 na Europa. Como o calendário judaico é regido pela lua, o nascimento da primeira estrela ‒ que, na verdade, corresponde ao planeta Vênus ‒ marcava o início de um novo dia. Nas sextas-feiras, as crianças costumavam assistir ao entardecer à procura do astro que anunciaria o sábado, dia sagrado para o Judaísmo, o que levou as mães a criarem o mito de que a prática provocaria uma enorme verruga na ponta do dedo indicador. 

8- Pendurar uma ferradura de sete furos atrás da porta da sua casa atrai a sorte;
Conta, uma das lendas, que o arcebispo inglês, que também era metalúrgico, teria pregado ferraduras no próprio diabo e somente as removeu quando o "tinhoso" prometeu nunca mais se aproximar de locais protegidos pelo objeto. Diz a tradição popular que, para trazer sorte, a ferradura deve ser achada e pendurada com as pontas para cima para que a sorte não "escoe" pela abertura. No entanto, existem países em que ela é pregada ao contrário, para que os bons fluidos se espalhem pelo ambiente.

9- Bater três vezes na madeira afasta desgraças;
Ao que tudo indica, a prática surgiu como forma de comunicação direta com os deuses, sendo adotada por diversas culturas, desde os fenícios e egípcios até os índios da América do Norte. Ainda na Antiguidade, místicos e religiosos observaram que as árvores eram alvo de raios, fenômenos comumente interpretados como manifestação divina. O fato deu origem à crença de que certas divindades habitavam seus troncos e poderiam ser invocadas batendo-se três vezes com os nós dos dedos na madeira.

10- Dormir com os pés para a porta da rua agoura morte.
Segundo a tradição popular, essa posição é agouro de morte para quem dorme por ser análoga à disposição do morto em velórios, que já era adotada na Roma Antiga. Edgar Hoffmann, doutor em Estudos Clássicos e professor aposentado da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), conta que os romanos costumavam preparar o defunto colocando-o no atrium (entrada principal) ou vestibulum (antessala) da casa de modo que os pés ficassem virados para a porta. "Desse modo, dava-se a entender que o fantasma ou o espírito do morto deveria acompanhar o corpo no momento de levá-lo para ser sepultado", explica. O professor diz que a crença já existia na Bahia no século 19, onde também eram fechadas as portas e janelas do local do velório durante oito dias, para evitar o retorno do morto.

11- Deixar o chinelo virado causa a morte da mãe
Essa história está relacionada à moda dos chinelos no Brasil nos anos 60. Como muitas casas ainda não tinham acabamento no chão, os calçados ficavam mais sujos se estivessem com a sola para cima. Daí essa falsa maldição, que tinha como objetivo fazer os filhos não largarem os calçados de qualquer jeito

12- Moça que abre sombrinha dentro de casa fica "para titia"

13- Cubra os espelhos durante a tempestade, pois eles atraem raios;

14- Se pular fogueira a noite, vai mijar na cama quando estiver dormindo.

15-  Quem brinca com fogo faz xixi na cama ;

16- Se sem querer pisar numa merda, significa que vai atrair dinheiro;


17- Se ouvir alguém chamando seu nome e não ver ninguém, não responda! Pode ser a morte!

18- Jogar vídeo game estraga televisão;

19- Viu uma vassoura caída? É indício de má sorte;
20- Quer se livrar de pessoas indesejáveis? Coloque uma vassoura atrás da porta;

21- Colocar duas vassouras juntas num canto da casa - porque faz com que haja briga na família

22- Varrer os rastros de uma pessoa afasta-a para sempre

23- Quando uma visita está demorando a ir-se embora e começa a aborrecer joga-se um punhado de sal no fogo. A visita vai-se embora logo.

24- dar um nó no pano de prato e colocar no forno (desligado) manda visita chata ir embora;

25- Jogar sal no fogo espanta o azar.

26- Botar sal no fogo é atraso na vida.
(obs: cada um diz uma coisa dependendo da região, na dúvida, não jogue sal no fogo kkkkkk)

27- Derramar açúcar traz sorte

28- Viu uma estrela cadente? Faça um pedido;

29- Faça um desejo ao usar um sapato novo pela primeira vez.

30- Enquanto você estiver cruzando uma pequena ponte, prenda a respiração e faça um desejo.

31- Jogue uma moeda numa fonte. Só faça um desejo quando a água parar de se movimentar e você enxergar o seu reflexo. 

32- Quando uma visita for embora, ela deve sair pela mesma porta que entrou para não levar sua riqueza;

33- Quando uma visita for embora o dono da casa deve abrir a porta e o portão para ela sair para que ela sempre volte;

34- Ao acompanhar um enterro não se deve entrar no cemitério antes do caixão;

35- Deixar mala aberta é de mau agouro, pois se assemelha a um caixão mortuário;

36- Deixar gaveta aberta trás mau agouro;

37- Abrir os braços em cruz no vão de uma porta é chamar a morte.

38- Se derramar sal, jogue um pouco por cima do ombro esquerdo;

39- Uma tesoura não deve ficar aberta por muito tempo. Dá azar;

40- Palma da mão coçando é sinal de dinheiro chegando;

41- Quando uma criança sonha que está caindo num poço é sinal de que está crescendo;

42- Colocar criança de colo, que ainda não fala, diante do espelho faz com que ela custe a falar.

43- Colocar um pintinho para piar na boca de um bebê o ajuda a começar a falar;

44- Guardar uma chave no seio durante a gestação faz com que o filho nasça com o lábio cortado (lábio leporino).

45- Criança que ao nascer traz a mão fechada será sovina quando crescer;

46- Mulher grávida não deve pular cerca, senão a criança nascerá aleijada

47- Quando a grávida tem desejo e não é atendida, a criança nasce com cabelo arrepiado e nunca mais abaixa, e quem não atende fica com terçol

48- Não coma bananas que nascem grudadas,  a não ser que queira ter gêmeos! 

49- Qual será o sexo do bebê? Existem algumas crenças para tentar adivinhar. Pedir a futura mamãe que mostre a mão é uma delas. Se ela estender com a palma para baixo, será menino. Se a palma estiver para cima, nascerá uma menina.

50- Criança que ri dormindo está sonhando com os anjinhos

51- Criança que fica embaixo da mesa não cresce;

52- Se pular uma criança, que está sentada ou deitada no chão, a criança pulada não crescerá.

53- Pular sobre uma pessoa faz com que ela não cresça mais

54- Para passar soluço do nenê, deve-se colocar na testa do mesmo um fiapo de lã ou linha e colar com a saliva da mãe e dizer “toma que sua madrinha mandou”

55- Não se deve costurar roupa no corpo para não atrair a morte, se não tiver jeito deve-se dizer: “cozo a roupa e não cozo o corpo” até terminar de costurar

56- Vestir uma roupa do lado avesso dá azar.

57- Cachorro que uiva à noite, coruja que pia em cima da casa, ou borboleta preta (bruxa) entrando na residência é sinal que a morte anda rondando alguém da família.

58- o amolador de facas é mau agouro;

59- Pular sete ondas no primeiro dia do ano dá sorte o ano todo.

60- Se a primeira visita do dia 1º de janeiro for um homem, ela trará felicidade para o ano todo.

61- Comer carne de animais que ciscam para trás (exemplo: galinha), no 1º dia do ano, gera pobreza o ano todo.

62- Tomar café quente e depois beber água amolece o dente;

63- Comer manga e beber leite na sequência pode ser mortal!

64- Passar dinheiro pela janela dá azar;

65- Deixar a carteira em cima da mesa, só vai ter dinheiro para a comida;

66- Deixar a bolsa no chão é pedir para que o dinheiro vá embora;

67- Não faça careta, pois, se bater vento em seu rosto, você pode ficar assim para sempre ;

68- Se a sua orelha esquerda estiver vermelha ou esquentar é porque alguém está falando mal de você. Para se proteger, morda o seu dedo mindinho esquerdo para que a pessoa morda a própria língua;

69- Se sua orelha esquerda esquentar alguém ta falando mal de você, então morda a gola da camisa e o falador vai morder a língua;

70- Se sua orelha direita esquentar é porque estão falando bem de você;

71- Chiclete engolido gruda no estômago

72- Ler no escuro “estraga a vista” 

73- Mulher “naqueles dias” não pode lavar o cabelo, senão o sangue sobe para a cabeça

74- Cortar as unhas à noite faz com que você esteja distante quando seus pais morrerem, afasta a fortuna ou te deixa desprotegido contra maus espíritos 

75- Para evitar futuras dores de dentes, ao escurecer, quando o sabiá piar, dar três cuspidas para o lado direito e três para o lado esquerdo.

76- Quando os pés ficam adormecidos, traçar sobre eles uma cruz com saliva.

77- Criança que sofre de ataques de lombriga deve usar um colar de alho ou de “olho de cabra”.

78- Para perder barriga e fazer cintura, amarrar na cintura, por baixo das roupas, um cordão bem fininho.

79- Comer nhoque todo dia 29 dá sorte;

80- Se uma faca cair no chão deve-se, ao pegá-la, fazer o sinal da cruz 3x com ela antes de usá-la para evitar brigas;

81- Para curar dor de ouvido, passar por dentro das orelhas o rabo de um gato preto. O doente deve estar em jejum e o tratamento precisa ser repetido três vezes.

82- Tira-se cisco dos olhos, cuspindo-se três vezes em três direções diferentes e depois coçá-los.

83- Cura-se bêbado inveterado dando-lhe um ovo de coruja mal assado e vinho misturados a gotas de suor de cavalo.

84- Amarrar um fiapo de palha de milho no dedo mindinho do pé esquerdo corta soluço.

85- Para derrubar pelos do rosto esfregá-los, em três noites seguidas, com um morcego aberto no meio.

86- Para o cabelo ficar mais forte. Na noite de Lua cheia, corte as pontas do seu cabelo, coloque no tronco da bananeira ou em uma árvore em fase de crescimento.

87- Se cair uma colher no chão é sinal que vai chegar uma mulher, se for um garfo chegará um homem, mas se cair uma faca ao chão é sinal de brigas;

88- Quando o aniversariante cortar o 1º pedaço do bolo deve cortar de baixo para cima para que a vida também suba;

89- O aniversariante deve lamber o fundo da vela de aniversário e fazer um pedido;

90- Se despedir de um amigo em uma ponte acaba a amizade;

91- Se deixar cair o pente ou escova enquanto penteia o cabelo, é sinal de aborrecimento a caminho;

92- Achar moeda no chão é sinal de sorte;

93- Quando tiver um pesadelo é só virar o travesseiro e continuar dormindo sem problemas;

94- Quando a chave cair no chão, antes de pegá-la, deve-se pisar nela para evitar brigas;

95- Jogar o primeiro gole de bebida alcoólica no chão “pro santo”;

96- Matar um grilo traz azar.

97- Matar um urubu atrasa a vida.

98- Atores têm o hábito de dizer “merda” ou desejar uns aos outros que “quebrem a perna” antes de uma apresentação para trazer sorte;

99- Ver gato preto na sexta-feira 13 dá azar;

100- Se o gato preto cruzar seu caminho é falta de sorte na certa;

101- Pisar em rabo de gato atrai malefícios; 

102- Quem pisa em rabo de gato não acha casamento por sete anos.

103- Quando aparecem joaninhas e borboletas seriam sinais de boa sorte

104- Quando o grilo canta dentro de casa é sinal que se receberá dinheiro

105- Beber café com formiga faz bem pra vista…

106- Picada de abelha não dói se passar sobre o lugar, por três vezes, uma faca de aço.

107- Matar sapo - traz chuva

108- Aranhas, grilos e lagartixas trazem boa sorte para a casa.

109- Matar uma aranha causa infelicidade no amor.

110- Se vir uma abelha beber água é sinal que se aproxima uma chuvarada

111- O gafanhoto verde dá sorte. A sua aparição é sinal de esperança; 

112- Quem come pé de galinha fica bisbilhoteiro.

113- Pé de coelho traz sorte;

114- Cobra não morde mulher menstruada por que, se o fizer, morrerá.

115- Assobiar à noite atrai cobras 

116- Se tentar matar uma cobra e não conseguir, ela te segue até a sua casa pra se vingar!

117- Quando a rasga mortalha (coruja) passa por cima de alguma casa soltando um ruído semelhante a um “pano sendo rasgado”, é sinal de que algum morador por ali está perto de morrer. 

118- Comer cabeça de galinha faz perder o juízo

119- Quando se vai tomar café, deve-se colocar primeiro o açúcar senão nunca ficará rico.

120- Mexer o chá, na xícara, em sentido anti-horário, pode provocar brigas.

121- Agosto é mês de desgosto.

122- Mulher que tem o segundo dedo do pé maior que o primeiro, manda no marido.

123- Cabelo cortado em sexta-feira santa não cresce mais.

124- Quando uma criança se curva para a frente e olha por baixo das pernas, está chamando um novo irmão.

125- Se duas pessoas enxugarem as mãos, ao mesmo tempo, na mesma toalha ficarão inimigas.

126- Andar de costas. A mãe morre.

127- Colocar sapato em cima da mesa atrai má sorte;

128- Cuspir no fogo seca o cuspe para sempre.

129- Assobiar à noite atrai fome;

130- Quando está ventando muito forte é que o diabo está zangado.

131- Quando um lugar barulhento fica em silêncio de repente costuma-se dizer que passou um anjo;

132- Quando várias pessoas estão conversando e param repentinamente, é que algum padre morreu.

133- Comer bolo quente dá dor de barriga;

134- Quem come o último pedaço de um bolo não casa.

135- Comer direto da panela faz com que no dia de seu casamento chova;

136- Quem come cabeça de peixe pode casar com pessoa mais velha;

137- A jovem que pega o buquê da noiva será a próxima a casar

138- Não use pérolas no dia do casamento; dizem que elas trazem má-sorte para os noivos.

139- Noiva atrasar 15 minutos espanta o mau-olhado do casal.

140- O noivo não pode ver a noiva arrumada com o vestido do casamento antes de casar senão dá azar e o casamento não vai durar;

141- o noivo deve carregar a noiva ao entrar na casa logo após o casamento: daria azar se a noiva tropeçasse ao entrar em casa pela primeira vez casada;

 142- Varrer os pés de uma pessoa faz com que ela nunca se case.

143- Quando a fumaça do cigarro forma um círculo é por que a pessoa amada está pensando na outra;

144- Vinho derramado é alegria. Sal derramado é mal agouro, mas espalha-se sal grosso na residência nova/recém-comprada para expulsar maus espíritos, mau olhado e outras energias ruins.

145- Trevo de quatro folhas é um talismã. Acredita-se que ele atraia boa sorte e fortuna a quem o encontrar.

146- Segurar o osso da sorte da galinha (fúrcula) responde a uma pergunta de quem ficar com o pedaço maior;

147- Não se pragueja ao acender o fogo porque isso chama o demônio.

148- Se tivermos um gato e formos mudar de casa, é bom passar manteiga em suas patinhas, para que ele não volte para a casa antiga.

149- Quem passar por debaixo do arco-íris muda de sexo.

150- Um Buda é bom. Mas ele tem que ficar em cima da geladeira e em cima de um prato cheio de moedas.

151- Ter um elefante de enfeite, sobre um móvel qualquer, sempre com a tromba erguida, mas de costas para a porta de entrada, evita a falta de dinheiro.

152- Colocar uma nota de dinheiro dentro do sapato atrai riqueza.

153- Sua mão esquerda está coçando? Você receber um bom dinheiro extra. Se por acaso a mão que estiver coçando for a direita, tome cuidado: é provável que perca ou gaste dinheiro. Coceira na sola do pé significa viagem.

154- Deixar um copo de vidro cheio de sal grosso no canto da sala afasta os maus espíritos.

155- Deixar um sapato ou chinelo de cabeça para baixo pode provocar a morte da mãe;

156- Quando aparecem manchas brancas nas unhas: vai ganhar um presente.

157- Para cada mancha branca encontrada na unha, uma mentira foi contada;


158- Pôr o chapéu em cima da cama traz azar.

159- Presente de lenço desfaz as amizades.

160- Quando a roupa foi mal abotoada, é sinal de que a pessoa não deve vesti-la naquela ocasião.

161- Quando o pedaço de pão cai no chão, não se deve apanhá-lo mais: pertence às almas. A não ser que dê um beijo no pão;

162- Ao cair uma guloseima ao chão, pega e diz: o que não mata, engorda. E pode comer.

163- Jogar ovo no telhado para Santa Clara faz parar de chover.

164- Se o seu copo estiver com alguma bebida alcoólica, não brinde com ninguém cujo copo contenha bebida sem álcool. Vocês estarão se arriscando, nesse tin-tin, a ter os desejos invertidos.

165- Três velas ou três lâmpadas acesas em um mesmo quarto são prenúncio de morte.

166- Acender três cigarros com um mesmo palito de fósforo também significa perigo. É uma tradição de guerra. O primeiro cigarro aceso mostra o alvo ao inimigo, que mira no segundo e atira no terceiro.

167- Ponha um caroço de melancia na testa e, antes que ele caia, formule um desejo.

168- Se você colocar a meia do avesso, não se preocupe, é sinal de que uma boa notícia vai chegar.

169- Se alguém beber no seu copo, diz-se que esta pessoa vai descobrir seus segredos.


Crendices e superstições pelo mundo

170- Haiti: Coitada das mães
Várias crenças “matam” as mães: andar apenas com um sapato, andar ajoelhado, varrer o chão à noite e comer o topo de uma melancia. Que sina, hein?

171- Japão – Cuidado com o umbigo
Durante uma tempestade, as crianças devem cobrir a barriga! Caso não façam isso, Raijin, o deus do trovão, vai aparecer e roubar o seu umbigo. Já pensou em ficar sem ele?

172- Lituânia – Assobiar
Jamais assobie dentro de casa se você estiver na Lituânia, já que isso invoca demônios que vão te perseguir! Medo!

173- Malásia – Sentar no travesseiro
Se você tem amor pelo seu bumbum, jamais se sente sobre um travesseiro na Malásia. Acredita-se que isso faz seu bumbum ser coberto por furúnculos, bolhas e feridas.

174- Nigéria – Vassoura da impotência
Acertar um homem com uma vassoura, mesmo sem querer, fará com que ele fique impotente ou que seus genitais desapareçam! E a única forma de combater essa maldição é bater mais sete vezes no rapaz com a mesma vassoura;

175- Se você cuspir no chão na Nigéria e outra pessoa pisar você terá dor de garganta;

176- Ruanda – Barba de bode
As mulheres de lá jamais devem comer carne de cabra, porque isso faz com que elas criem barba!

177- “Na Polônia dizem que, se as grávidas ficarem olhando muito tempo para o fogo, o bebê será ruivo.”

178- “No Peru, muitas pessoas acreditam que, se uma mulher cozinhar quando estiver menstruada, a comida irá estragar.”

179- Na Espanha, há uma tradição na Véspera de Ano Novo que diz que você deve comer 12 uvas em 12 segundos antes da meia-noite. Se você não comer todas a tempo, terá azar.

180- No Líbano você não pode entregar um saleiro diretamente para alguém e não pode mudar os lençóis ou varrer o chão da casa antes que se passem três dias desde que um convidado ficou na sua casa.

181- Na Rússia assobiar em casa faz você ficar sem dinheiro;

182- Carregar um balde vazio ou ver alguém carregar é sinal de azar para os russos;

183- Na Rússia quando se dá uma carteira de presente, tem que colocar uma moeda dentro para nunca faltar dinheiro nela;

184- Coco de pássaro na Rússia É sinal de boa sorte no país, pois significa que algo bom está para acontecer, principalmente no que diz respeito à vida financeira.

185- Na Rússia nunca se ofereça para lavar a louça quando for convidado para almoçar ou jantar, pois eles acreditam que isso traz má sorte financeira para os donos da casa; tirar fotografias de um recém nascido e mostrá-la a outras pessoas traz mau olhado para criança. Isto é evitado durante o 1º mês de nascido.

186- No Oriente Médio Quando uma criança nasce, não pode levá-la sob as árvores à noite porque espíritos entrariam nele.

187- Na cultura chinesa, você não deve dar relógios ou sapatos como presentes. Em chinês, as palavras ‘relógio’ e ‘fim’ têm o mesmo som -- então, se você der um relógio, isso significaria, basicamente, a morte. Já dar sapatos é praticamente pedir para alguém sair da sua vida.

188- Há uma superstição italiana que diz que, se você colocar um vestido de noiva sem estar noiva, terá sete anos de sexo ruim.

189- Uma superstição judaica diz que, se você espirrar, deve puxar sua orelha esquerda. Antigamente, as pessoas espirravam e depois morriam. Logo, puxar a orelha é como puxar sua alma para o seu corpo.

190- Na Coreia do Sul, os ventiladores são feitos com um botão temporizador para desligar depois de um determinado tempo. Acredita-se que dormir com um ventilador ligado em um quarto fechado pode matar você.

191- Nas Filipinas, acredita-se que, ao sair de uma vigília ou de um funeral, você não deve ir direto para casa ou levará desgraça e morte para lá.

192- Na Irlanda acredita que, se você sair de casa e voltar correndo para buscar algo que esqueceu, você precisa sentar em uma cadeira antes de sair novamente

193- Na Romênia, acredita-se que, se uma mulher sentar no chão sem uma almofada ou tapete, seus ovários irão congelar e ela não conseguirá engravidar.

194- Na Islândia, se você der a alguém uma faca de presente, essa pessoa deve lhe dar uma moeda de um centavo para que isso não ‘corte os laços da amizade’.

195- Em muitas partes da Índia, Você não pode cortar as unhas nas terças-feiras, nos sábados e em nenhuma noite, já que você corre o risco de perder pequenos objetos. Você também não pode lavar os cabelos nas quintas-feiras ou nos sábados. Historicamente, os cabeleireiros folgam nas quintas, e sábado é o dia de Saturno, que é bastante reverenciado pelos hindus;

196- Nos casamentos realizados na Índia, o anel é atirado para um recipiente com leite e os noivos têm de encontrar a jóia. Quem descobrir em primeiro lugar é quem vai tomar as rédeas da relação.

197- No Irã quando a menina fica menstruada pela primeira vez, a mãe faz ela mergulhar as mãos no arroz cru porque isso atrai boa sorte.

198- Na Grécia não se pode cortar o cabelo de meninos na lua cheia, caso contrário ele ficará careca.

199- Muitas casas gregas têm pelo menos um vasinho de cactos próximo a porta de entrada, a planta protege a casa da má sorte;

200- O costume de empregar ferradura como amuleto de sorte é geralmente atribuído aos antigos gregos. Para eles, o poder de atrair sorte vinha desde a fabricação do objeto, pois o fogo era considerado sagrado, e o ferro, um metal mágico que protegeria contra todos os males. O formato também lembrava o Crescente Lunar, símbolo de prosperidade e fartura. A crença teria sido adotada pelos romanos e, mais tarde, pelos cristãos europeus, para os quais a superstição tivera início com São Dunstan de Canterbury.

201- Olho grego: Essa proteção contra o mau-olhado foi usada por diferentes povos ao longo da história, mas começou no Mediterrâneo. A lenda dizia que um homem teria conseguido estourar, só com a força de um olhar invejoso, uma rocha que até então não havia sido rompida nem por mil homens juntos. Se seu olho turco aparecer rachado, significa que ele cumpriu a função de te proteger de algo e, portanto, deve ser jogado fora

202- Quebrou um prato na Dinamarca? Então guarde os caquinhos para uma tradição curiosa de final de ano: o pessoal joga na casa de amigos e familiares na noite do réveillon para desejar boa sorte. Quanto mais caco tiver no seu jardim, mais querido você é!

203- Os africanos acreditam que terão boa sorte se vestirem uma cobra morta com roupas humanas;

204- Os cubanos acreditam que se adormecerem sob os raios da lua, ficarão com a boca torta;

205- Os alemães acreditam que se levarem um trevo de 4 folhas no bolso na véspera do Natal, verão feiticeiras;

206- Os italianos acreditam ser de mau agouro matar cobras, pois o lugar onde elas se escondem, grandes tesouros estariam escondidos;

207- Os japoneses acreditam que se cortarem as unhas à noite, acharão garras de gato nos dedos pela manhã;

208- No Japão 4(shi) é o número do azar porque a pronúncia é parecida com a palavra morte, assim como 9(ku), pois a pronúncia é parecida com sofrendo ou sofrimento;

209- Na Virgínia (EUA) se um galo canta haverá visitas;

210- Em Massachusetts (EUA) os lavradores acreditam que se uma vaca muge após a meia-noite, haverá morte na família;

Também nos EUA
211- Se você espirrar de boca cheia durante uma refeição, um conhecido morrerá logo. (Virginia)

212- Se o seu sapato se desamarrar, seu amor estará falando de você. (Alabama)

213- Se derrubar o pano de prato, terá companhia. (Pensilvânia)

214- Se passar um bebê por uma janela, ele nunca vai crescer. (Carolina do Sul)

215- Covinhas no rosto, demônio no corpo. (Maryland)

216- Se você for dama de honra por três vezes, nunca vai ser noiva. (Nova York)

217- Ao contrário de outros países, onde a sexta-feira 13 é que é sinal de má sorte, na Espanha, isso acontece às terças-feiras;

218- No Senegal dá azar contar às pessoas que vai viajar, pois algo de mal pode vir a acontecer;

219- Na Inglaterra todo o começo do mês acredita-se que dizer a palavra 'coelho' vai trazer boa sorte e várias conquistas;

220- Na Holanda e Suíça há o costume de plantar uma árvore logo após o casamento, do lado de fora de casa. Isso trará boa sorte e fertilidade para a união;

221- Na Arábia Saudita se cair um cílio na bochecha é só fazer um pedido; se um corvo pousar no telhado da casa, algum morador dali vai morrer; cortar as unhas à noite é pedir pra ficar pobre;

222- No México, ouvido tapado é sinal que estão falando mal de você; quando bater o cotovelo e der aquele choque, vai ter boa sorte se resistir a vontade de colocar a mão nele;

223- Estrear uma roupa nova numa sexta-feira na França dá azar;

224- Na França e na Itália colocar o pão de cabeça para baixo da azar porque os padeiros dos tempos medievais costumavam deixar os pães dos carrascos de cabeça para baixo para sinalizar para todos que aqueles pães estavam reservados, então como ninguém queria criar caso com os carrascos ninguém mexia nesses pães;

225- Na Polônia dizem que, se as grávidas ficarem olhando muito tempo para o fogo, o bebê será ruivo;












Fonte:
https://noamazonaseassim.com.br/55-supersticoes-e-crendices-populares-que-todo-amazonense-ja-ouviu-falar/
https://www.megacurioso.com.br/cotidiano/69440-minha-vo-ja-me-dizia-30-supersticoes-e-crendices-populares.htm
https://www.suapesquisa.com/religiaosociais/supersticao.htm
https://www.megacurioso.com.br/supersticoes/102352-17-supersticoes-bizarras-ao-redor-do-mundo.htm
http://www.vocesabia.net/curiosidades/supersticoes-populares/
http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/i85-crer.html
https://www.portalsaofrancisco.com.br/folclore/simpatias-e-crendices
http://www.paginadogaucho.com.br/coti/crendice.htm
https://www.buzzfeed.com/michellerennex/27-supersticoes-bem-estranhas-de-diferentes-lugares-do-mundo?utm_term=.rqEzX23xE#.oao0OqnQv
https://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/crencas-populares/
https://www.mentirasverissimas.com/2010/09/o-que-e-supersticao-quais-sao-os-tipos.html