08/03/2018

O OVO


O OVO NA HISTÓRIA
O ovo é um símbolo universal de nascimento e criação, o qual se manifesta por meio da transformação sendo, portanto, um repositório "de uma nova vida". Em outras palavras, o ovo simboliza aquele que contém o germe, com uma forma semelhante aos testículos e características físicas bem definidas, ou seja, de cor branca e frágil.

Para tanto, no geral, o ovo representa uma forma primitiva embrionária e, dessa maneira, a nova vida, que está latente no ovo, uma vez que passa a ser associada à energia vital e à renovação periódica da natureza.

Em termos gerais, o ovo é um símbolo de fertilidade e de eternidade e, normalmente, carrega associações puramente positivas como o renascimento, a renovação, a transformação, o divino, a sabedoria e a riqueza. É considerado um dos primeiros símbolos religiosos de modo que no Cristianismo representa a ressurreição. Não obstante, o sol e a lua também são frequentemente associados com os ovos celestes de Ouro e Prata, respectivamente, como no Templo Inca de Coricancha, na cidade de Cuzco, visto que no local há uma placa de ouro ovalada que simbolizam o sol e a lua.

Associado também com o símbolo do Yin Yang, o ovo é a união das energias uma vez que a gema representa o feminino (o óvulo) e a clara, os espermas masculinos. Dessa união, surge a simbologia da totalidade associado a ele.

Vai desde assegurar a fertilidade à mulher recém-casada na França, símbolo da criação da vida para gregos e persas, desejo de boa sorte e felicidade ao recém-nascido na China e renascimento para os católicos na época da Páscoa. 

O ovo tem representado várias coisas ao longo da história: mágica, mistério, medicamento, alimento, presságio. Ele acabou por se tornar um símbolo universal de celebrações em vários lugares do mundo e tem sido tingido, pintado, adornado e embelezado em celebração ao seu simbolismo especial. Antes do ovo se tornar tão ligado à páscoa cristã, ele foi usado em muitos festivais e ritos de primavera por povos antigos. 

Os Romanos, Gauleses, Chineses, Egípcios e Persas todos usavam o ovo como símbolo do universo. Nos tempos pagãos o ovo representava o renascimento da Terra. O longo e terrível inverno havia passado, a Terra explodia de vida e renascia assim como do ovo "miraculosamente" explodia uma nova vida. Como conseqüência, as pessoas criam que o ovo tinha poderes especiais. 

Ele era enterrado na fundação de prédios para os proteger de maus agouros, as mulheres romanas grávidas carregavam um ovo consigo por um tempo, para depois usá-lo a fim de descobrir o sexo do bebê; as noivas francesas pisavam em um ovo antes de atravessar o umbral de sua nova casa. Com o advento do cristianismo, o simbolismo do ovo mudou entre os povos. 


OS OVOS (Eyin) E SEUS FUNDAMENTOS
O ovo foi um elemento criado pelo todo poderoso Zambi (Deus). Por este fato o ovo é um elemento de muito axé.

Por ser um elemento originado diretamente pelo Criador, é o símbolo mais importante que representa o poder de Ìyámi-Òsòróngá, Mãe Ancestral, que necessita intrinsecamente do poder masculino de Oxalá, Orixalá ou Obatalá, o qual faz do ovo um elemento de muito Axé (poder realizador).

É o principal e maior símbolo da fertilidade, utilizado amplamente nos rituais de purificação, iniciação, borí e ebós de propiciação e defesa. 
Seu conteúdo possui diversas características, o qual na maioria das vezes é branco, frágil e oval. Dele nasce um novo ser, associado à ideia de que o universo surgiu primordialmente dele próprio, na forma de um protótipo do mundo.

Sempre usado no culto à fertilidade, magias curativas, neutraliza o mal e purifica a cabeça de um Iyawo antes da iniciação, nos sacrifícios de Ori (cabeça), antes do Bori, purificando e quebrando as forças maléficas. Também usado para purificar o caminho de pessoas que tem obstáculos na vida, tirar problemas de confusão, purificar uma pessoa com maus espíritos, tirar doença de mulheres e bebês, tirar a Ikú (morte) do caminho de alguém. 

Também é utilizado com a finalidade de se obter fertilidade, atrair dinheiro, produtividade nos negócios e serenidade em certas situações.

O ovo cozido é usado inteiro sobre as oferendas para os Orixás.

Quando cozido e esfarinhado e misturado ao Ekuru (
é uma comida ritual. A massa é prepara com feijão fradinho sem casca triturado, envolto em folhas de bananeira como e cozido no vapor) também esfarinhado, é espalhado sobre o solo do terreiro, tendo a finalidade de agradar as ÁJÈ (feiticeiras astrais), neutralizando as energias negativas, quando é invocado neste ritual.

O ovo cru quando utilizado inteiro em oferendas, tem a função de tranquilizar, acalmar, atrair a fertilidade, produtividade, vitalidade, riqueza, bondade, proteção e sucesso. 
Por isso é comum vermos muitos ovos crus colocados nos pés de certos assentamentos dos Orixás. A finalidade será de atrair abundância e proteção, fazendo com que todos os Orixás compreendam perfeitamente que a oferenda é uma suplica, e, dependendo da força energética e essência de cada Orixá, esta não só atuará no tocante a fertilidade mais também proporcionara dinheiro, sorte, saúde e desenvolvimento na vida.

quando quebrados diretamente na cabeça, têm a função poderosa de purificar e livrar até 80% de qualquer tipo de feitiço ou qualquer outro tipo de negatividade que esteja sobre o Orí de uma pessoa.

Quando ovos crus são atirados no chão ou quebrados em cima do corpo de uma pessoa, que vulgarmente este ato é chamado de descarrego; terá a finalidade fazer uma modificação nos caminhos desta, tirando as dificuldades da vida da pessoa ou qualquer força energética negativa.

Quando quebrado num caminho e depois coberto com Epo (dendê) e mel, é para abrir caminhos, anulando a dificuldade, quebrando a força do mal que bloqueia o caminho, fazer aparecer a prosperidade e o sucesso.

Ao ser quebrado, ele revela sua riqueza e seu poder; pois no exato momento que é quebrado, o ovo não terá mais a possibilidade de germinar, ou seja, nascer algo dele, em uma substituição ou troca, que acabará com o problema que aflige a pessoa, possibilitando o fim uma situação negativa.

Ovo de pata (Pépéye)
cru: enfraquece a força da morte, doenças graves e perdas. Assim, o ovo de pata pode ser utilizado nos Ebó Ikú, tirando qualquer tipo de morte, seja material, espiritual, financeira ou sentimental.

cozido e esfarinhado, é utilizado como agente purificador, quando é passado pelo corpo de uma pessoa em Ebó de Egúngún

Ovo de galinha (Abo Adie)
cru:
purifica e tranquiliza. 
cozido: tira doenças.
esfarinhado: neutraliza negatividade do ambiente, atrai prosperidade e abundância.

Ovo de codorna: Neutraliza feitiços.

Ovo de D’ Angola (Etú): traz dinheiro, sorte, prosperidade, riqueza e sucesso nos negócios.

Ovo de pomba (Eyelé): traz tranquilidade e fertilidade. Casamento, união, felicidade

Ovo de cobra (Ejô): usado cru para tirar magia negra de mulher




Significado dos sonhos com ovo
Possuir: lucros.
Achar: noivado e união.
Receber: haverá um nascimento.
Comer ovos crus: uma infidelidade; se estiverem cozidos, é sinal de êxito. Se estiverem duros, uma necessidade de carinho.
Vender certa quantidade de: êxito.
Se uma pessoa estiver suja de ovo: sofrerá uma perseguição.
Ver muitos: fortuna à vista; notícias inesperadas lhe trarão grande alegria.
Quebrá-los: nascimento em família; projetos antigos se concretizarão; noivado e casamento à vista.
Ter muitos ovos frescos: receberá dinheiro.
Cascas de ovos quebradas: perda de dinheiro.
Brancos: receberá notícias vantajosas.
Vermelhos: será ameaçado por alguém.
Galinha pondo: abundância.
Bater ovos com um batedor: morte de um parente.
De uma gema: ganhos financeiros.
Um de gema dupla: descoberta de objetos valiosos que estavam perdidos.
Comer uma gema cozida e dura: o dinheiro virá fácil na vida.
Comer gema crua: muito dinheiro entrando.
Ovos de pássaros no ninho: receberá dinheiro.
Animais comendo ovos de pássaros: logo ocorrerá uma mudança no ambiente.
Fritos: tem amigos leais.
Podre: sofrerá perdas, prejuízos causados por negligência. Pode significar também dificuldades no ambiente de trabalho.
De Páscoa: proximidade de um acontecimento que trará grande alegria para você e as pessoas que te rodeiam. Celebrações e momentos de diversão são esperados.