21/04/2018

SAPOS E RÃS

 SAPOS E RÃS – LENDAS E MISTÉRIOS

A fácil reprodução dos sapos possibilitou associá-lo à fertilidade, à multiplicação. Em diversas culturas associa-se também o sapo à mulher, à proteção do lar. Deve usar este talismã quando houver a necessidade de aumentar, multiplicar algo, seja dinheiro, fertilidade, opções etc. 

Os sapos têm sido símbolo de prosperidade, saúde e abundância em algumas culturas; e de fertilidade em outras. Os irlandeses acreditam que sapos são parentes dos leprechauns e são capazes de pregar peças nas pessoas.

Os Mojave, nativo-americanos do Sudoeste dos EUA, acreditam que o sapo carrega um pedaço de madeira na boca e trás fogo para os humanos.

O sapo de três pernas da China era o animal de estimação do imortal Liu Hai, deus chinês da boa saúde. Este sapo é símbolo de riqueza e é sempre retratado com uma moeda de ouro na boca. Diz a lenda que ele é capaz de transformar alimento em ouro.

Para os egípcios, a criação do homem e dos deuses era atribuída à deusa Heket, personificada por uma mulher com cabeça de sapo, e seu marido Khnumu, representado por um homem com cabeça de cabrito, e assim o sapo era considerado sagrado. Os egípcios tinham grande respeito pelos sapos, considerados como futuros bebês. O símbolo hieroglífico da deusa Heket era uma rã e o número 100.000 era representado por um girino, possivelmente devido à grande quantidade no período de procriação das rãs. Para agradecer à deusa Heket pelos favores prestados, as egípcias usavam um amuleto na forma estilizada de uma rã.
Nos Mistérios egípcios, um sapo em cima de uma flor-de-lótus tem uma representação enorme: A Morte e a Ressurreição do Homem, do Universo, e a Aurora do Mahavântara ressuscita, surgindo uma nova Criação…

chineses e indianos acreditavam que o mundo apoiava-se nas costas de um sapo gigante e que os terremotos ocorriam devido à movimentação desse sapo. Outra crença era de que os eclipses ocorriam porque um sapo engolia a Lua. Na China, as rãs protagonizam muitas lendas. Nessa cultura essas criaturas sempre foram tema obrigatório na pintura e nas artes cerâmicas, estilizadas em vasos, potes e peças entalhadas. Também na China, a rã representa o princípio yin, lunar; seu espírito é reverenciado por trazer prosperidade e cura.

Entre os japoneses, esse animal é muito respeitado, pois, segundo a tradição japonesa, andar com um sapinho  na bolsa, atraí riqueza e felicidade. O sapinho em japonês se chama "Kaeru" que significa "VOLTAR". Carregando-o na bolsa ou na carteira, terá a sorte de ter de volta o dinheiro que gastou.
O Sapo da Fortuna (kaeru) pode ser posicionado de diversas formas, segundo o Feng Shui da casa e em função dos vários aspectos que se deseje ver favorecidos. Geralmente são colocados mais moedas em volta dele e, se as condições o permitirem, são queimados incensos como oferenda e agradecimento. 
Seguem-se algumas formas simples de utilizar o Sapo da Fortuna:

P Em fase de Lua Crescente, colocar perto da porta da entrada, em diagonal e voltado para ela, de modo a atrair a riqueza para dentro de casa.
P Em fase de Lua Minguante, colocar perto da porta da entrada, em diagonal e de costas para ela, de modo a impedir que a riqueza se afaste.
P Sempre que se tiver um negócio, colocar perto das caixas registradoras, dentro de cofres e nas recepções.
P Em casa, no setor da riqueza.
P Quando se joga, colocar os talões e as cartelas por debaixo do Sapo da Fortuna.
P Podem ser usados aos pares, um de cada lado da porta da entrada.
P Podem ainda ser usados em grupos de três, seis ou nove, espalhados harmoniosamente pela casa e jardim, como se estivessem a saltitar por todo o espaço, de modo a atrair uma chuva de abundância.
P Resta dizer que nunca se deve colocar o Sapo da Fortuna virado de frente para a porta da rua nem diretamente no chão. Também não deve ser colocado demasiado alto nem em banheiro, cozinhas ou quartos de dormir.

Os antigos índios anasazis, que viviam no limite do Arizona com o novo México, nos Estados Unidos, usavam azeviche e a valiosa turquesa para fazer ornamentos que refletiam a importância do sapo em sua cultura. Diz-se que certos objetos e imagens curam absorvendo literalmente a doença, que passa da pessoa para eles. Como os sapos comem aranhas, crê-se que podem combater o mal e os venenos. Partes de seu corpo eram usadas em poções mágicas e feitiços.
O sapo tem grande prestígio entre os índios. Eles são apreciados por prenunciar a chuva e por seus poderes de limpeza e purificação. Os índios brasileiros consideravam os anfíbios como guardiões das águas.

das lendas mais conhecidas na Amazônia é sobre os muiraquitãs feitas pelas icamiabas (mulheres sem marido) ou amazonas-guerreiras encontradas pelos espanhóis em plena floresta amazônica. Conta-se que uma vez por ano as guerreiras escolhiam índios de aldeias vizinhas e, após uma noite de amor, elas mergulhavam em um lago para buscar pedras verdes com as quais faziam os muiraquitãs. O objeto era dado de presente ao índio, que o usava como amuleto, pendurado no pescoço. Este objeto é encontrado até hoje em toda a região do baixo amazonas. Acredita-se que os muiraquitãs trazem sorte e têm poder de cura. Eles geralmente ganham forma de animais como jaboti, peixe e especialmente sapos. Existem exemplares de amuleto em vários museus do mundo, principalmente na Europa. (notícia tirada da Revista Vida, do Jornal do Brasil, de 31 de julho de 2004).
Ao perguntarem a um chefe de uma tribo porque eles tinham uma estátua de um sapo, então eles disseram que representava a imortalidade, e, para demonstrar pegaram um sapo mumificado e disseram “Vês como está?” E o introduziram num cântaro de água e tamparam o vaso e no dia seguinte o sapo estava coaxando. Morrem e Ressuscitam, por isso o sapo é sagrado.

Na América Central, a civilização Maia considerava o coaxar das rãs como uma manifestação do deus Chac para anunciar a chuva que fazia brotar o verde nas planícies secas. Por meio dessa associação com a água, as rãs eram relacionadas não somente com o crescimento das plantas, mas também com a fertilidade e com o nascimento. Girinos e rãs adultas faziam parte da decoração de potes, roupas e ornamentos dos Maias. Efígies de pedra ou de barro, na forma de rãs estilizadas, eram sepultadas com os mortos.

Já os ciganos acreditavam que sapos e rãs podiam proteger de pragas, trazer boa sorte ao casamento, trazer chuva e seriam o espírito dos não-nascidos e dos mortos prematuramente. Então,  eram um símbolo da ressurreição.

O PRECONCEITO CONTRA OS SAPOS E RÃS
Porém, nem sempre as rãs tiveram tanta sorte. Na Idade Média, rãs e sapos ganharam um papel sinistro na Europa, onde eram associadas, geralmente, a manifestações do mal e bruxarias. Todo esse horror aos anfíbios deve-se ao fato de os sapos serem uma paródia de nós mesmos, dadas as similaridades das formas de nossos corpos.
Infelizmente, a sociedade moderna herdou essa péssima impressão dos europeus medievais, o que faz com que não seja dada a devida atenção aos anfíbios, elementos-chave para o equilíbrio do riquíssimo ecossistema de nossas florestas tropicais, onde, ao contrário da Europa, é fabulosa a diversidade de espécies.
A biologia moderna nasceu na Europa, mais precisamente na Alemanha, e classificou os répteis e anfíbios como sendo animais inferiores às aves e aos mamíferos pelo fato de terem sangue frio, termo, aliás, criado por eles.

No entanto, nota-se que o fato de possuírem sangue frio é até vantajoso para um ser vivo. Os animais de sangue frio utilizam diretamente a energia solar para regular sua temperatura, não necessitando de grande quantidade de alimentos. Já os animais de sangue quente necessitam de uma quantidade enorme de alimentos para gerar a energia interna utilizada na regulação da temperatura corporal.


BENEFÍCIOS DOS ANFÍBIOS PARA O HOMEM
Os sapos, rãs e pererecas são animais de extrema importância para o equilíbrio da natureza: eles controlam a população de insetos e de outros animais invertebrados e servem de comida para muitas espécies de répteis, aves e mamíferos.
Se não fossem os anfíbios, o mundo teria tantos insetos (pernilongos, moscas, etc.) que a espécie humana já teria deixado de existir há muito tempo, pois não seria possível controlar doenças como dengue, febre amarela e malária, que são transmitidas por picadas de insetos. Sem os anfíbios, a quantidade de pragas nas plantações de banana e outras lavouras seria tão grande que não haveria veneno suficiente no mundo para combatê-las e todos morreriam de fome ou envenenados em poucas semanas.
Os sapos, rãs e pererecas devem ser numerosos para controlar a quantidade de insetos. Poluição, agrotóxicos, desmatamento e destruição de banhados para formação de lagoas para criação de peixes têm reduzido a quantidade de anfíbios e, em certas regiões, eles já foram extintos. Se for determinado o peso de todos os bichos existentes numa área ainda não destruída pelo homem, verificar-se-ia que os anfíbios pesam mais do que os répteis, aves e mamíferos que ali vivem, ou seja, a biomassa dos anfíbios é maior que a de outro grupo de animais. Por constatações como estas, conclui-se que o extermínio dessas criaturas traz conseqüências graves para a natureza, afetando os humanos de forma direta.

COMO DEVO CHAMAR? SAPO, RÃ OU PERERECA?
A Língua Portuguesa falada em Portugal apresenta, oficialmente, apenas os termos sapo e rã. A palavra perereca, que foi incorporada ao português falado no Brasil, vem da língua indígena tupi-guarani e significa andar aos saltos. O termo era empregado, de forma genérica, pelos índios para designar os anfíbios. Com o passar do tempo, o termo perereca passou a ser empregado pela população em geral para designar somente aqueles anfíbios anuros dotados de discos aderentes na ponta dos dedos, que servem para escalar árvores e paredes.

SIGNIFICADO DE ENCONTRAR UM SAPO OU MAIS DENTRO DA CASA.
Segundo as superstição dizem que encontrar um sapo em casa pode ter vários significados como a magia, os encantos, encontro do amor para quem ainda espera, alma gêmea no caminho, mudança de casa, mudanças de vida, transformação, mudanças financeiras, boas noticias em relação a saúde, respostas positivas que espera sobre emprego, sorte no amor ou relacionamento atual, dinheiro inesperado, e novas oportunidades poderão surgir em relação a trabalho ou mudança de residência, mas também pode estar avisando sobre pessoas invejosas prejudicando sua vida, isso tudo está relacionado há inimigos ocultos, pois invejam sua posição ou o que você conquistou até hoje. Encontrar um sapo amarelo significa que em breve o seu sofrimento no amor irá acabar e você finalmente irá achar alguém que te dá o valor que você merece.

SONHAR COM SAPO
Sapos na água: receberá dinheiro, ajuda de amigos. Comer: receberá riqueza. Vê-lo: intrigas perigosas; calúnias que envolverão um parente querido. Pegá-lo: problemas de saúde afetarão o bom andamento de sua vida; cuide mais do seu sistema nervoso. Capturar: terá um ferimento feito por você mesmo. Matar: terá sucessos e êxitos durante uns tempos, bons negócios. Comprar sapos em uma loja: conhecerá pessoas que o admiram. Observar sapos: êxito nos negócios. Mulher que vê sapo macho: casamento com viúvo rico e com filhos. Pisar em um: os amigos o abandonaram quando mais precisar. Ouvir sapos: más noticias.  Um sapo grande: representa sua obstinação e que você está focado em conquistar seus objetivos. Suas habilidades são fundamentais para o seu sucesso. Prosperidade e sorte. Verde: você terá sorte e que as coisas que não estão indo bem na sua vida irão melhorar. Significa que está na hora de você arriscar nos seus projetos e nas suas ideias, pois você está com sorte, possivelmente terá êxito. Muitos sapos verde: a sorte não virá só para você. Pisar no sapo verde: você tem que tomar cuidado com a forma com que você está lidando com a sorte. Sapo preto: fofocas e boatos que podem acabar te prejudicando. Além disso, pode significar que você está agindo de forma errada em relação a algo e você sabe disso. Sapo amarelo: está relacionado a coisas particularmente boas, como o crescimento das suas finanças e, possivelmente, uma melhoria na sua vida amorosa. Sapo venenoso: você teme ficar doente ou que se sente rejeitada pelo seu ciclo, sendo excluída. Sapo falante: Você pode estar se sentindo com a necessidade de expressar seus sentimentos, mas não tem como nem com quem expressar. Pode significar também que você não dá abertura para outras pessoas conversarem com você. Pense a respeito! Sapo morto: é um sinal de mau presságio. Caso o sapo esteja próximo a você no sonho, pode significar que alguma pessoa querida irá sofrer de alguma doença em breve. Já se o sapo estiver distante, você poderá receber em breve a notícia de que uma pessoa que já fez parte da sua vida faleceu. Se você estiver segurando o sapo morto, alguém que já foi muito próximo a você irá pedir a sua ajuda, pois está sofrendo. Sapo na água: você está rodeado de amigos fieis que estão sempre contando com a sua ajuda quando precisarem. Esteja lá por eles, pois eles estarão quando você precisar. Muitos sapos: muitos dos problemas que você tem estão prestes a acabar, como se você tivesse derrotado todos eles. Além disso, pode significar que você em breve você não dependerá de ninguém para adquirir as coisas de valor que você deseja, pois você terá a sua independência financeira. Em um lago ou lagoa límpida: Em breve você terá boas notícias. Em um pântano: em breve você enfrentará problemas na vida amorosa e familiar. Beijar um: será necessário ter muito cuidado com alguém da sua convivência, pois essa pessoa provavelmente não é o que parece.