01/05/2018

GATOS


        
 GATOS – HISTÓRIA E MISTÉRIOS

HISTÓRIA
Os gatos domésticos atuais são uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens africanos, no entanto, cruzamentos entre diferentes espécimes os tornaram menores e menos agressivos aos humanos, atendendo assim ao objetivo de se criar um animal de pequeno porte, capaz de caçar roedores e viver nas mesmas habitações dos seres humanos.

Por volta de 10.000 anos atrás, os gatos surgiram nos grupos humanos sedentários com a função natural de  exterminar os roedores que rondavam os estoques de grãos. 

Foram os egípcios o primeiro povo a adotar os gatos como animais de trabalho e estimação. No Antigo Egito os gatos eram adorados devido a sua associação com a Deusa da Lua, Pasht, de cujo nome acredita-se ser derivada a palavra “puss”, que significa “bichano” em inglês.  Bastet, a deusa egípcia da fertilidade e da felicidade e que representava o Sol, era comumente representada por uma mulher com cabeça de gato (Pasht e Bastet eram a mesma deusa com duas facetas).Também no antigo Egito os gatos eram chamados de Miw, que significa "ver" e faziam-se estátuas que imitavam este animal para serem colocadas fora de casa, deste modo, acreditava-se que o gato podia proteger a casa, porque era capaz de ver tudo.Na verdade, o amor dos egípcios por esse animal era tão intenso, que havia leis proibindo que os gatos fossem "exportados". Qualquer viajante que fosse flagrado traficando um gato era punido com a morte, mas o povo Fenício parece ter os levado em suas embarcações comerciais, para a Europa, por volta do ano 900 a.C., chegando à Itália antes da Era Cristã; e quem matasse um gato, no Egito, era punido da mesma forma, e, em caso de morte natural do animal, seus donos deveriam usar trajes de luto, o gato era mumificado e decretavam-se vários dias de luto, por outro lado, se a morte do felino não era natural e se devia a algum maltrato, a pessoa responsável era condenada à pena de morte.

Ao chegarem à Pérsia antiga, também passaram a ser venerados. Lá havia a crença de que quando se maltratava um gato preto, corria-se o risco de estar maltratando um espírito amigo, criado especialmente para fazer companhia ao ser humano durante sua passagem na Terra. Desse modo, ao prejudicar um gato, a pessoa estaria atingindo a si mesma.

O Príncipe de Gales promulgou no século X, leis protegendo os gatos, estabelecendo valores de venda e garantias de compra. Além disso, a pena para quem matasse um gato na Inglaterra era paga com trigo: o gato morto era segurado pela ponta da cauda e sobre ele era jogado o trigo, até encobrir a ponta da cauda. 

Na Idade Média, ele foi associado a práticas de magia negra e bruxaria. Contam as lendas que toda bruxa sempre possuía um gato preto, como forma de se proteger contra o mau olhado e os feitiços que lhe eram lançados; muitas vezes foram queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria. Por volta do século XIII, a relação entre os gatos e as religiões pagãs logo se orientou para a construção de uma imagem demoníaca do animal. Em uma de suas várias bulas, o papa Gregório IX determinou que os gatos fossem terminantemente exterminados. A paranoia causada pela Inquisição acabou tendo um preço elevado, já que a diminuição da população felina acabou ajudando na propagação dos roedores que transmitiram a Peste Negra em diversas regiões da Europa.

Na civilização grega e na romana aparecia associado a vários deuses como a grega Afrodite, símbolo de feminilidade e do amor, e a romana Diana, Deusa das caças. 


Nas lendas nórdicas aparece a imagem de Freya, deusa da fecundidade no seu carro puxado por gatos, e no poema épico finlandês Kalevala o carro que transportava as alma dos mortos é puxado também por gatos.


Na tradição muçulmana o gato é dotado de "baraka", a "chama sagrada do espírito". O gato foi venerado pelos primeiros budistas por seu autodomínio e a tendência à meditação. No hinduísmo, a deusa Shosti, que preside os nascimentos, é representada montada num gato. Na França Santa Gertrudes de Nivelles, por exemplo, é representada sempre com um gato, e, dizia-se que Santa Ágata transformava-se em um gato enfurecido para punir os infiéis.


SEUS MISTÉRIOS E CURIOSIDADES
a Acredita-se que o gato se nutre de energias negativas e que quando repousa durante um longo período de tempo a um canto da casa está precisamente absorvendo estas energias para transformá-las e eliminar da nossa casa. Devido a esta suposta capacidade, algumas pessoas limpam as cartas do tarot esfregando-as contra o lombo do seu gato.

a O gato é um animal que tem muito quartzo na glândula pineal, é, portanto um transmutador de energia e um animal útil para cura, pois capta a energia ruim do ambiente e transforma em energia boa,

a Se uma pessoa vier a nossa casa e os gatos sentirem que essas pessoas estão ali para nos prejudicar ou que essas pessoas são do mal, os gatos nos circundarão para nos proteger então, busque ver a reação dos seus gatos para ver o que eles farão quando alguém entrar em sua casa. Se eles correm para a pessoa, cheiram-na e querem ser acariciadas por essa pessoa, então relaxe.

a Os gatos trazem consigo energia cósmica positiva e por isso atraem prosperidade, abundância e harmonia para uma casa, além de sessões de mimos e ternura quepossuem um efeito relaxante, tranquilizando a mente e ajudando dessa forma a evitar problemas de saúde relacionados com o stress, como ataques cardíacos, por exemplo.

a Gatos podem predizer o tempo: Quando vai ventar eles unham os tapetes e cortinas; é muito provável que chova se um gato limpa muito suas orelhas. 

 a Algumas pessoas acreditam que se o gato lava seu rosto e patas na sala de visitas, é porque alguém irá chegar.

a Se o gato olha continuamente pela janela, é porque vai chover. Alguns gatos pressentem terremotos.

a Algumas pessoas acreditam que os gatos possam ver as nossas auras.

a Antigamente, na América, se um gato sentasse de costas para o fogo, os donos sabiam que viria uma onda de frio. 

a Gato dormindo com as quatro patas escondidas debaixo do corpo significa que um mal tempo está pra chegar.

a Algumas pessoas acreditam que os gatos podem ver o espectro da morte.

a Se você achar um pelo branco num gato preto, terá boa sorte.
 
a Um gato espirrando é bom presságio para quem ouvir.

a No folclore americano, sonhar com gato branco traz boa sorte.


SIGNIFICADO DAS CORES DOS GATOS

PRETO: proteção, magia, tem a capacidade especial de absorver a energia negativa (ainda mais do que os outros gatos);
LARANJA (ruivo):mesmo quando são fêmeas, possuem uma forte energia Yang, masculina, representando a energia do Sol e o poder ativo, criador; atraem o dinheiro, a prosperidade, e ajudam a ter um foco definido na vida;

AZUIS, CINZA, CINZA ESFUMADO: trazem amor, estabilidade afetiva, paz, sorte, sensualidade e felicidade;

 BRANCO:tem um forte poder de cura. Associado à energia da Lua, recarregam a energia positiva, restabelecem o equilíbrio, aliviam o stress e a tensão;

SIAMÊS:atrai a popularidade e o sucesso, êxito, saúde e longevidade; também representa a energia do Sol e o poder ativo;

GATOS DOURADOS (como os abissínios), CASTANHOS, AMARELOS:Trazem serenidade e sabedoria, iluminação e clareza mental;são muito brincalhões e sábios, concedem benevolência, ajudam a dominar a sabedoria antiga e a magia solar

COM DUAS CORES:promovem a amizade, a sabedoria, a capacidade de compreensão;

CALICO OU TRICOLOR:representa a deusa tríplice (jovem-mulher-anciã) e o poder feminino, atrai a sorte e protege o lar e a família, afastando quem lhes possa querer mal, traz prosperidade;podem ver o futuro e trazer o dom de sorte para uma criança. 

GATOS TARTARUGA:são sempre fêmeas, trazem proteção para as crianças da família, poderes de cura e dons de clarividência;

LISTRADO:atrai a sorte, a energia positiva e o otimismo, ajudando a superar com leveza e alegria mesmo as situações mais delicadas.

SONHOS COM GATOS
Branco: fortuna rápida.
Marrom ou cinza: está sendo enganado por pessoa em quem confia. Também pode indicar reaproximação de alguém que você já não se dava á muito tempo e que começou aproximar-se, podendo isso ser bom ou não.
Preto: enfermidade, acidente, problemas nas relações amorosas, mas, sorte no jogo.
Ruivo: vingança. Amarelo: mais cautela no amor.
Ver um gato fugindo, escondido ou atacando alguém: perigo ou traição: seus segredos serão revelados.
Pegando ou comendo rato: preocupação desnecessária, especialmente por questões de dinheiro.
Se ele se esfrega em nós, representa um carinho interessado.
Se ele dorme: os inimigos nos deixarão em paz, pelo menos por algum tempo; pequeno êxito.
Defender-se de um: será roubado.
Um furioso: terá discussão com a pessoa amada.
Uma gata com filhotes: proteção
Ser arranhado por uma gata: alguém procura sua queda.
Uma gata prenhe: será roubado.
Gato comendo: divórcio.
Brigando com um cachorro: terá brigas com vizinhos.
Muitos gatos e cachorros: perda de dinheiro em transação comercial.
Um gato no telhado de casa: não obterá êxito nos negócios.
Uma gata tendo gatinhos: o divórcio está bem próximo.
Filhotes recém-nascidos: restabelecimento quanto a uma doença.
Gatinhos com a gata: tristeza emocional.
Um gatinho que se machuca: morte de um inimigo.
Angorá: será convidado para uma festa.
Pegar um no colo: necessidade de carinho
Enxotar: brilhante vitória.
Bater em um: empreendimento bem sucedido.
Ver apenas seus olhos brilhando no escuro: sinal de grave perigo ou ameaça.
Morto: derrota de seus inimigos.
Ver gatos brigando: separação amorosa.


SIMPATIAS E RITUAIS

RITUAL DO GATO PARA VISÕES MÍSTICAS
Este é um ritual muito simples. Numa lua nova, em um aposento tranquilo, fique diante de um gato. Acenda uma vela negra entre vocês dois. Observe o gato atentamente e sinta-se fundir a ele. Sinta que ele está em você e vocês são um só. Diga:

"Bastet, una-se a mim. Dê-me a visão. Desperta a magia. Descortine o oculto.
Como o gato, eu agora vejo no escuro."

Vá murmurando isso enquanto observa o gato. Se ele sair de onde está, Bastet acha que ainda não é hora de atender seu pedido. Tente novamente outro dia. Se ele sair correndo como se tivesse visto algo, um outro animal surgiu e o assustou. Verifique se seu animal totem não é um antagonista natural do gato. Se, no entanto, o gato ficou ali o tempo todo, Bastet atendeu o seu chamado e você passará a ter visões místicas, seja em sonho, seja a sua volta.


CAMA DE GATO
Se o seu gato tem uma caminha ou almofada predileta para dormir, escreva seu desejo num papelzinho e esconda-o ali. Deixe-o por 2 noites e boa sorte! Este encantamento, que tem o gato como cupido, é muito antigo e eficaz.