29/03/2009

FALANDO UM POUCO SOBRE A WICCA

O QUE É WICCA?

A Pagan Federation define a Wicca como um caminho iniciático e uma religião de mistérios que guia os seus iniciados a uma profunda comunhão com os poderes da Natureza e da psique humana, conduzindo a uma transformação espiritual do indivíduo.
A Wicca é uma religião natural da terra. Uma reunificação com as forças vitais naturais, embora não seja somente isso. Se fosse apenas isso, seria apenas mais um caminho xamânico. A Wicca é muito mais do que apenas um caminho panteísta. Ela é uma religião completa em si mesma e que utiliza a magia, um conjunto de técnicas capazes de alinhá-la com as forças naturais e utiliza-las como instrumento de realização.

Ao despertarmos as forças da natureza que se encontram dentro de nós e ao nosso redor, conseguimos obter uma interação com a fonte sagrada desse poder, que fica tanto dentro quanto fora de nós, imanente e transcendente a todas as coisas.a Wicca se revela uma religião libertária, onde não existe nenhum poder centralizado e dominante, sem julgamentos e punições.

O dogma principal da Arte Wicca é o Conselho Wiccaniano, um código moral simples e benevolente: SEM PREJUDICAR NINGUÉM, REALIZE SUA VONTADE. Ou, em outras palavras, você é livre para fazer o que quiser, contanto que, de forma alguma, prejudique alguém - nem mesmo você.

A Lei Tripla (ou Lei do 3 vezes 3) é uma lei kármica de retribuição tripla que se aplica sempre que você faz alguma coisa , seja ela boa ou má. Não que você será "castigado" por um ato mau, porém, quando você envia uma energia, o curso natural dela é voltar a você. Assim, caso envie algo de negativo, essa força fará seu caminho, se fortificando, e retornará até você. Os wiccanianos não aceitam o conceito arbitrário do pecado original ou do mal absoluto, e não acreditam em céu ou inferno. Eles crêem que quando morremos, vamos à Terra de Verão (ou Terra da Juventude Eterna), onde recobramos nossas forças e nos tornarmos jovens novamente.

Os bruxos não praticam qualquer forma de baixa magia, magia negra ou "mal". Não cultuam nenhum diabo, demônio ou qualquer entidade do mal, e não tentam converter membros de outras fé ao Paganismo. Respeitam todas as religiões e acham que a pessoa deve ouvir o "chamado da Deusa" e desejar verdadeiramente, dentro de seu coração, sem qualquer influência externa ou proselitismo, seguir o caminho wiccano.






A DEUSA E O DEUS



A DEUSA
A mais antiga concepção de divindade do mundo é a Grande Mãe. Seus atributos são a fertilidade dos animais, do Homem e da Natureza. Ela é aquela que dá a vida e nos primórdios era cultuada nas cavernas, como símbolo do ventre e do útero. Tanto a Vida quanto a Morte são aspectos da Deusa, ela é nascimento, fim e renascimento, e esse mito está caracterizado no próprio ciclo do Deus de Chifres, seu filho e consorte.

Assim, a Grande Deusa é a Senhora da Vida, Morte e Renascimento.Os celtas adotaram a Grande Mãe através de contatos com outros povos, como os gregos, etruscos e romanos. Sua associação com a Lua vem desse sincretismo, e as fases lunares passaram a ser vistas como as transformações do corpo da mulher durante a gravidez.

Na Wicca, a Deusa se mostra com três faces:
1- A Donzela = está associada a adivinhação, aos ritos mágicos, à clarividência e aos encantamentos. Seus rituais e invocações são realizados na Lua Crescente. È também a Deusa da fartura e a quem devemos reverenciar quando queremos garantir êxito no trabalho. Seus poderes são a compaixão, a sabedoria e compreensão.

2- A face Mãe = está associada à fertilidade, a sexualidade e ao parto. Seus rituais e invocações são realizados na Lua Cheia. Está relacionada ao amor e seus poderes são paixão, agilidade e evolução.

3- A face Anciã = está relacionada ao renascimento, transformação e ligação com outros mundos. Seus rituais e invocações são realizados na Lua Minguante. A Anciã é a mãe que preserva todos os poderes da sabedoria e conhecimento. É o tempo da Deusa parteira e da Deusa dos mortos, pois o poder que leva as almas para a morte é o mesmo que a trás para a vida. É a Deusa da sabedoria do bem e do mal. É a ela que devemos recorrer e reverenciar nos momentos de dificuldades e neutralização de qualquer tipo de malefício.

Nos últimos séculos, foi suprimida totalmente a adoração a Deusa pelo cristianismo, mas não obstante ela sobreviveu nas suas três formas originais na Wicca, nos contos de fadas e nas religiões pagãs.Ela é conhecida por muitos nomes como Diana, Afrodite, Athenas, Ártemis, Demeter, Isis, Hécate, Ceridween, mas Aradia é o nome mais importante e o qual hoje a Deusa na Wicca Gardneriana é cultuada.

Aradia possui muita semelhança com a Deusa egípcia Isis e é para nós ainda hoje a redentora por nos ensinar as artes mágicas. Ela representa a meta de todo homem e mulher, pois temos que desenvolver em nós mesmos suas qualidades se quisermos nos transformar em pessoas criativas.

A Grande Mãe representa a Energia Universal Geradora, o Útero de Toda Criação. É associada aos mistérios da Lua, da Intuição, da Noite, da Escuridão e da Receptividade. É o inconsciente, o lado escuro da mente que deve ser desvendado. A Lua nos mostra sempre uma face nova a cada sete dias, mas nunca morre, representando os mistérios da Vida Eterna.



O DEUS
O Deus Cornífero, também chamado Cernunos, é o Deus fálico da fertilidade. Geralmente é representado como um homem de barba, com cascos e chifre de bode ou cervo. Ele é o guardião das entrada do Círculo Mágico que é traçado para o ritual começar. É o Deus pagão dos bosques, o rei do carvalho e o senhor das florestas.

Ele representa o Sol, eternamente em busca da Lua, e seus chifres na realidade simbolizam as meias-luas, a honraria e a virilidade e não uma ligação com o Diabo como muitos equivocadamente atribuem.


É o deus que morre e sempre renasce, pois seus ciclos representam nossa própria existência.Na Grécia, Dionísio possuía todos esses atributos, era visto como o consorte de Ártemis, Deusa dos bosques e dos animais selvagens. Essas características silvestres permaneceram como atributos das divindades na Wicca.Com o surgimento da agricultura, o Deus torna-se associado às culturas agrícolas, e Dionísio, por exemplo, é representado segurando um tirso e um cálice, símbolos do falo e do útero.


O Deus é também o Senhor das Colheitas, que se oferece em sacrifício para que a humanidade possa sobreviver. A origem dos ritos da comunhão é muito antiga, quando o povo consumia a natureza divina transformada em pão e vinho, unindo-se ao seu espírito.Esses ritos estavam intimamente ligados aos mistérios da transformação e reencarnação, e eram retratados nos ciclos do reino vegetal e no mito da Roda do Ano.

O Deus é filho e amante da Deusa. Traz o equilíbrio das duas polaridades criadoras, e um não existe sem o outro. Na observação do tempo e das estações, encontramos a compreensão desse mito tão antigo. O Deus, fecunda a Deusa no festival de Beltaine. O Sol atinge seu ponto mais alto no Solstício de Verão, que marca o apogeu, dando início ao declínio divino. Mas a semente do Deus está viva no ventre da Deusa, do mesmo modo que as sementes crescem no seio da terra, o Outono traz as colheitas e o Sol perde a sua força. O amadurecimento traz o período da ceifa. O Deus, personificado no trigo, morre e renasce pão, como no mito o Pai envelhece e renasce no Filho.

Em Samhain, o Deus morre, mas a semente esta viva no útero da Deusa. A Criança Divina nascerá da Mãe. No Solstício de Inverno crescerá e se tornará cada vez mais forte. Na primavera, ele está pleno de vida e começa a cortejar a Deusa, para no início do verão unir-se a ela e engravidá-la.Como vimos, o Deus nasce, cresce, envelhece e morre para renascer dele mesmo do ventre da Mãe.

A Deusa é eterna, apenas se modifica e se transforma para cumprir os ciclos vitais. Os chifres sempre foram representações da luz, sabedoria e conhecimento entre os povos antigos. Os dhifres desde tempos imemoráveis estiveram ligados a realeza, divindade, fartura, e, não eram símbolos do mal como muitos associaram e ainda associam. O Deus Cornífero é então o mais alto símbolo da realeza, prosperidade, divindade luz, sabedoria e fartura. É o poder que fertiliza todas as coisas existentes na Terra, já que ele é o próprio Sol.

A Grande Deusa e o Deus Cornífero, representam juntos as forças vitais do Universo.






A RODA DO ANO







SABATS / SABBATS / SABBATHS / SABÁS
Os festivais da colheita são festivais essencialmente célticos, apesar de existirem resquícios de práticas italianas relacionadas. Como os povos pagãos eram extremamente ligados a Terra e dependiam da colheita para sobreviver, tudo era celebrado com muita festa e reverência.

Os Sabbats são apenas datas em que os pagãos celebram a vida e tudo que nela existe, celebram a Natureza, dançam, cantam, deleitam-se com alimentos pagãos e honram as deidades da Religião Antiga (principalmente a Deusa da Fertilidade e Seu Consorte, o Deus). Em certas tradições wiccan's, a Deusa é adorada nos Sabbats de Primavera e do Verão, enquanto o Deus é homenageado nos Sabbats do Outono e do Inverno.

A celebração de cada Sabbat é uma experiência espiritual intensa e sublime que permite aos wiccanos permanecerem em equilíbrio harmonioso com as forças da Mãe Natureza.

Não podemos nos esquecer que tanto a Natureza quanto o Homem estão intimamente ligados e que para o paganismo não existe separação entre eles. Celebrar os ciclos naturais não era apenas um modo de mostrar gratidão pelas dádivas recebidas, mas um modo de, magicamente, fazer e assegurar com que o poder dos Deuses continuasse fluindo por sobre o mundo. Na nossa visão pagã, o rito assegura a continuação do processo natural, o que é totalmente diferente do pensamento religioso ocidental judaico-cristão, no qual o Homem é impotente diante das forças naturais e divinas.

Esses ritos de passagem e transição são marcados na Wicca pela Roda do Ano, os oitos festivais sazonais, divididos em Sabás Maiores e Sabás Menores. Os Sabás Maiores comemoram a passagem do ano celta e são mais recentes. Os Sabás Menores comemoram os solstícios e equinócios e remontam a épocas muito recuadas no tempo.

Os quatro Sabbats principais (ou grandes) são chamados de Imbolc (Candlemas), Beltane, Lammas (Lughnassad) e Samhain. Os quatro menores são Ostara (Equinócio de Primavera), Litha (Solstício de Verão), Mabon (Equinócio do Outono) e Yule (Solstício de Inverno).

DATA DOS SABBATS NO HEMISFÉRIO SUL (onde se encontra o Brasil)
Samhain (sôu-êin) 1 de Maio
Yule (iúle) 21 a 23 de Junho (Solstício)
Imbolc (imbôlc) 30 de Julho
Ostara (ostára) 21 a 23 de Setembro (Equinócio)
Beltane (beltêine) 31 de Outubro
Litha (líta) 21 a 23 de Dezembro (Solstício)
Lammas (lamas) 1 de Fevereiro
Mabon (mêibon) 21 a 23 de Março (Equinócio)

DATA DOS SABBATS NO HEMISFÉRIO NORTE
Samhain 31 de Outubro
Yule 21 a 23 de Dezembro (Solstício)
Imbolc 1 de Fevereiro
Ostara 21 a 23 de Março (Equinócio)
Beltane 1 de Maio
Litha 21 a 23 de Junho (Solstício)
Lammas 1 de Agosto
Mabon 21 a 23 de Setembro (Equinócio)


OS QUATRO SABBATS MAIORES
SAMHAIN
Samhaim é o oposto de Beltane, e quando se inicia o inverno. Mais do que isso, para os celtas Samhain era o início do próprio ano, o momento misterioso que não pertencia nem ao passado, nem ao presente, nem a este mundo, nem ao outro.

Samhain (pronuncia-se "sôu-en" ou "sôu-ín") significa "mês de novembro" em gaélico-irlandês. É celebrado no dia 1º de maio nos países do hemisfério sul, e no dia 1º de novembro nos países do hemisfério norte. As celebrações deste festival duram três dias, começando na véspera (noite de 30 de abril / 31 de outubro) e indo até o dia 2 de maio (ou 2 de novembro).

Samhain era um tempo de propiciação, adivinhação e comunhão com os mortos, mas também uma festa desinibida onde se comia e se bebia, mostrando a face desafiadora e fértil da vida à própria face da escuridão.

Samhain, como os outros festivais pagãos, estava tão profundamente enraizado entre o povo que o cristianismo teve que tentar se apoderar dele. O aspecto da comunhão com os mortos e com outros espíritos foi cristianizado como o "Dia de Todos os Santos", transferido de sua data original (13 de maio) para 1º de novembro e estendido a toda a Igreja pelo Papa Gregório IV em 834. Mas suas raízes pagãs permaneceram vivas, obviamente, e a Reforma inglesa aboliu o Dia de Todos os Santos, que só retornou formalmente em 1928 na Inglaterra.

Há celebrações semelhantes à Samhaim em outras culturas também, como a grega e a italiana.

O difícil de se celebrar Samhaim em pleno século XXI é a popularização da festa conhecida como Halloween. Quem celebra a Roda do Ano pelo hemisfério sul celebra o festival em maio, enquanto aqueles que apenas se divertem em outubro mal sabe o que pode estar acontecendo. É complicado porque muitas de nós somos mães e temos filhos querendo se divertir a qualquer oportunidade de festas. A sugestão é celebrar em maio com seu coven, ou sozinha, ou com seu parceiro, mas não ignorar (nem haveria como) a festa realizada no dia 31 de outubro. Se puder, faça uma festa para as crianças. Todas vão adorar, e você ainda pode se conectar às bruxas irmãs que estão celebrando Samhaim no hemisfério norte.

Para festejar Samhain use as cores preta, branca, e laranja, cristais como obsediana, turmalina negra e ônix, faça torta de maçã e bolo de milho para os participantes acompanhados de champagne, chás de ervas e flores, e vinho, use incenso de mirra, sálvia, maçã.


A TRADICIONAL QUEIMA DE PEDIDOS DE SAMHAIN
Existem muitos costumes de Samhain, e a queima de pedidos com certeza é um deles. O objetivo é acabar com tudo de negativo e atrairmos todas as coisas positivas que queremos para as nossas vidas. Arranje dois pedaços de papel. Em um deles escreva a lápis, tudo aquilo que você deseja afastar de sua vida: doenças, pessoas indesejadas, dificuldades de qualquer tipo, obstáculos etc.No outro papel, você deve escrever, à caneta azul, tudo aquilo que deseja realmente atrair para a sua vida.

Seja bastante específico, pois as palavras têm um grande poder! Também é muito recomendado que, ao final da sua lista de desejos, você coloque a seguinte frase: "Que tudo seja correto e para o bem de todos".Em seguida pegue o papel escrito a lápis, coloque no chão e varra o que você quer tirar da sua vida, varrendo de verdade o papel.Em seu caldeirão, despeje um pouco de álcool, acenda-o e jogue o primeiro papel (aquele que contém as coisas que você quer afastar). Enquanto ele queima, mentalize o mal sendo afastado de você. Peça aos deuses e as bruxas encantadas que ajudem você nesta missão. Aguarde o término do fogo. Quando isso acontecer, coloque um pouco mais de álcool em seu caldeirão e, tomando o devido cuidado, ateie fogo novamente. Desta vez, queime o papel com a lista de desejos. Coloque junto das chamas algumas folhas de louro, sempre mentalizando a positividade que você deseja atrair para a sua vida. Quando o fogo acabar, contemple a fumaça provocada pelas folhas, subindo aos céus, e peça que seus pedidos se elevem ao mundo dos deuses.Jogue os restos (se houver) em seu jardim ou na natureza, como oferenda.


IMBOLC
Imbolc ou Oilmec (Oimelc) é um dos quatro festivais religiosos celtas, é o festival em homenagem à deusa Brigida (Briga, Brigidh e suas variações).

É quando a terra está pronta para ser fertilizada e preparada para receber as sementes. Época de festas alegres e comidas leves.

Imbolc também é conhecido pelo nome Candlemas (Candelária), sob o qual foi cristianizado como "Festa de Purificação de Maria". A Igreja Católica aproveitou o antigo significado pagão e transformou esta na festa de Candelária, a Purificação de Maria. A própria deusa Brigit, Deusa céltica do fogo, Senhora da Poesia, da Inspiração, da Cura, da Escrita, da Metalurgia e das Artes Marciais, foi cristianizada mais tarde como Santa Brígida de Kildare e seu santuário foi transformado em mosteiro de monjas.

Imbolc (pronuncia-se "imbôlc" ou "imbôlg") significa "em leite" e diz respeito ao período de lactação das ovelhas. É o avivamento do ano, quando aparecem os primeiros estímulos fetais da primavera no útero da Mãe Terra. Embora ainda esteja frio, os pequenos e mais resistentes sinais de vida na Natureza começam a aparecer novamente. É época de abençoar as sementes e consagrar nossos instrumentos de trabalho.

É o despertar dos novos planos e projetos, iniciação em caminhos espirituais ou em novas atividades, assim como purificação e renascimento material ou espiritual. É tempo de despertar a criatividade e buscar inspiração através da música, poesia, desenho, dança e artes no geral.
É hora de pedirmos proteção para todos os jovens. Devemos mentalizar que o Deus está conservando sempre viva dentro de nós a chama da saúde, da coragem, da ousadia e da juventude.

O altar deve ser enfeitado com flores amarelas, alaranjadas ou vermelhas.Na Wicca, nesta data são feitas as iniciações dos novos adeptos e as confirmações das sacerdotisas. As cores podem espelhar a pureza (branco, azul claro) ou as chamas (vermelho, laranja e amarelo). Os cristais são ametistas e turquesas. Os alimentos são bolos de frutas e torta de maçãs. As bebidas usadas são o vinho, suco de morango e tomates. As frutas são maçã, cereja e framboesa. Incensos como manjericão e mirra.


BELTANE
Beltane, Bealtaine, Rudemas ou Cetsamhain é um festival de civilizações pagãs na região da Grã-Bretanha, ainda comemorada nos dias atuais, reconhecido nas comemorações da Festa da Primavera.

Oposto ao festival Samhain o Beltane, é um festival de luz, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina da Terra.

Durante o festival eram acesas fogueiras nos topos dos montes e lugares considerados sagrados, sendo um ritual importante nas terras Celtas. As fogueiras eram construídas de modo especial, onde nove homens levavam nove tipos diferentes de madeira para acendê-las. E como tradição as pessoas queimavam oferendas como, por exemplo, totens ou artefatos animais para que o poder do fogo fosse passado ao rebanho e, pulavam as fogueiras para que se enchessem das mesmas energias poderosas.

As cores deste sabbat são a vermelha, branco e principalmente o verde. Os cristais são o topázio, as safiras, esmeraldas e o quartzo verde. Os alimentos usados são as saladas de ervas e o bolo de cereais. As bebidas são o vinho, suco de uva e de laranja. As frutas são todas de cor vermelha ou verde. Os incensos são os de olíbano, rosa e jasmim.


LAMMAS
Também conhecido como Lughnasad (Lunasá). Esse sabá, que ocorre entre o Solstício de Verão (Litha) e o Equinócio de Outono (Mabon), marca o fim do verão e o início da época da colheita, uma época de agradecimento aos Deuses por tudo o que colhemos. Agradece-se ao que foi bom e também ao que pareceu ruim, pois na religião Wicca crê-se que tudo o que acontece na vida faz parte no caminho evolutivo de cada um.

O nome Lughnasadh veio duma festa agrícola típica dos Céltico. Uma festa da colheita em honra ao deus céltico do Sol: Lugh (o maior guerreiro dentre os celtas, pois derrotou os gigantes que exigiam sacrifícios humanos).

Já o nome Lammas significa "A Massa de Lugh", que representa o alimento (geralmente pão ou bolo ou qualquer outra massa) feito com os grãos, que representam a colheita, e repartido (como alimento sagrado) entre os membros do coven ou da família ou mesmo entre amigos.

Além da tradicional Massa de Lugh, segundo a tradição da religião Wicca, nessa época são feitos bonecos de palha (de milho ou trigo) representando os Deuses, chamados de Senhor e Senhora do Milho. Esses bonecos são tidos como amuletos de proteção durante todo o ano, até o próximo Lammas, onde são queimadas na fogueira ou no caldeirão.

Na fogueira, os bonecos de milho do ano passado, juntamente com papéis contendo agradecimentos aos Deuses, são queimados; isso ocorre como uma maneira de lembrar aos wiccanos de que devemos queimar o passado e utilizá-lo como combustível para o nosso futuro.

aPlantas e frutos: Flores da acácia, aloés, nozes, cerejas, arroz, cevada, murta, girassol, milho, aveia, trigo, amoras, maçãs, além de todos os grãos e frutos maduros da estação.
aComidas típicas: pães caseiros, bolos de cevada, cordeiro assado, além de tortas e outros pratos feitos a partir dos frutos da estação.
aBebidas típicas: Vinhos, cervejas, chás e sidras, além de sucos e outras bebidas preparadas a partir dos frutos da estação.
aIncensos: aloés, acácia, rosa e sândalo.
aCores: laranja, amarela, cinza e verde.
aPedras: aventurina, topázio, citrino, peridoto e sardônia.

OS QUATRO SABBATS MENORES
YULE
O solstício de inverno é a noite mais longa do ano. No entanto, a partir deste dia, o Sol volta cada vez mais forte, para chegar ao seu ápice no solstício de verão.

A palavra Yule (pronuncia-se "iúle") provavelmente vem da palavra escandinava "iul", que significa "roda". Sua data não é fixa, pois depende das correspondências astrológicas e climáticas de cada ano.

Se comemora o nascimento do novo filho da Deusa, o Deus Cornífero renovado e forte. No Hemisfério Norte, Yule é comemorado na época de natal, com quase o mesmo significado que da festa cristã.

As bruxas pedem proteção, coragem e novas oportunidades. São enfeitadas árvores como pinheiro ou carvalho, pendurando frutas pequenas, guirlandas de folhas e saches de ervas aromáticas (muito parecidas com as árvores de natal).

8Sua cor são o vermelho, verde, dourado e branco.
8Os cristais são rubi, granada e olho de gato.
8Os alimentos são bolos de frutas, nozes e pães variados.
8As bebidas são o vinho quente e frio e champanhe.
8Frutas: uvas, maçãs, melões e ameixas.
8Os incensos de louro, olíbano, cedro, almíscar, estoraque e franquincenso.

OSTARA
A lua e a escuridão estão em equilíbrio, mas a luz está dominando as trevas. No equinócio de primavera, o dia e a noite têm igual duração, mas a partir deste dia os dias serão mais longos, com a proximidade do verão.

Os povos antigos da Europa veneravam a Deusa Eostre, a Deusa da fertilidade, que segurava em suas mãos um ovo e tinha ao redor dos pés uma lebre que saltitava alegremente. Foi a tradição deste sabbat que deu origem ao coelhinho e ao ovo de Páscoa.

É a festa em que todos pedem auxílio na realização dos desejos, pois neste período a esperança parece que se encontra renovada.

8Sua cor é a branca, verde, amarela e dourada.
8Os cristais são citrino, quartzo verde e esmeraldas.
8Os alimentos são ovos cozidos, bolos de mel e sementes.
8As bebidas são o ponche de leite e iogurte.
8As frutas são as da época.
8Os incensos são os de jasmim, Erva-doce, Canela, Rosa, Sândalo, Incenso de Igreja.

LITHA
No solstício de verão, o Sol está em seu ápice; ele mantêm o seu maior brilho e elevação. O meio de verão, como é chamado, é celebrado pelas bruxas e bruxos pela sua abundância e plenitude no ano, trazendo fertilidade à Terra.

Litha é o dia mais longo do ano, mas que também representa o declínio do Deus Sol. A partir deste dia, os dias vão ficando cada vez mais curtos, até chegarem ao ápice da escuridão no solstício de inverno. Por isso o solstício de verão era um marco que assinalava o início da metade escura do ano, ao contrário do solstício de inverno.

Antes de iniciar um ritual faça um saquinho com uma gaze e dentro dele coloque as ervas lavanda, camomila, erva de são-joão, e verbera. Despeje mentalmente todos seus problemas, aflições, doenças junto com as ervas. Feche a boca do saco com uma fita amarela e coloque-o sobre o altar. No seu altar deve estar o caldeirão, velas verde, azul e laranja, pentagrama, athame e incenso de rosa, olíbano, ou limão.

Ornamente seu altar com abacaxis, bananas, pão de cereais, penas e flores de girassóis. Se o ritual for ao ar livre, acenda uma fogueira. As fogueiras do verão são dotadas dos eflúvios da luz e do calor do Sol, que nos dá, por algum tempo, poderes acima dos normais para curar enfermidades que ameaçam a vida do homem. Pegue o saquinho de ervas com suas aflições e doenças e queime na fogueira.

Este Festival é ideal para prática de qualquer tipo de magia, curas, magias de amor e proteção são especialmente indicadas. Não se esqueça de pular sobre o fogo da fogueira para purificar-se e renovar as energias.

MABON
Equinócio de Outono, Alban Elfed, Colheita do Vinho, Cornucópia, Segunda Colheita, Dia de Ação de Graças das Bruxas.

O equinócio de outono, esses dias são pontos de equilíbrio, onde dia e noite se igualam. No entanto, enquanto o equinócio de primavera é um período de equilíbrio para preparar-se para a ação, o equinócio de outono é um período de equilíbrio para preparar-se para o repouso, que vem no inverno.

Lammas marca a coleta efetiva da safra de cereais, mas em seu aspecto sacrificial. O equinócio de outono marca a conclusão da colheita e a ação de graças pela abundância, com ênfase em um futuro retorno desta. É um período de recolhimento e agradecimentos por tudo o que tivemos. Montamos uma mesa farta, repleta de alimentos e compartilhamos com todas as pessoas que amamos.

É época de agradecer também aos nossos ancestrais pelo sangue que corre em nossas veias, pelas características genéticas que deles herdamos e pelas dádivas que eles nos deixaram e nos transformaram naquilo que somos hoje. Reflita sobre as alegrias de sua vida, a liberdade e a maravilha da humanidade como um todo e abençoe todos ao seu redor que colaboram para a sua vida ser da maneira como é hoje.

No Panteão Celta, Mabon, também conhecido como Angus, era o Deus do Amor. Nesta noite devemos pedir harmonia no amor e proteção para as pessoas que amamos. Esta é segunda colheita do ano. O Altar deve ser enfeitado com as sementes que renascerão na primavera. O Chão deve ser forrado com folhas secas.

8A cor do sabbat é laranja, vermelho, marrom, verde e amarelo.
8Os cristais são a ágata, lápis-lazúli, safira, cornalina, âmbar, citrino, quartzo transparente.
8Os alimentos são derivados de milho, trigo e todos os tipos de raízes e sementes como cenouras, batatas e nozes.
8As bebidas são vinhos e sucos de frutas. Incensos de mirra, sálvia, hibisco e rosa.
8As plantas e ervas são o alecrim, calêndula, sálvia, noz, folhas e cascas, visco, açafrão, camomila, folhas de amêndoa, frankincenso, rosa, agridoce, girassol, trigo, folhas de carvalho, maçã seca, sementes de maçã.

Atividades Tradicionais
- Elaborar uma cornucópia para prosperidade
- Fazer bonecas mágicas de maçã- Andar pelos campos
- Fazer grinaldas e oferecer à Natureza como agradecimento
- Fazer vassouras mágicas- Fazer amuletos
- Confeccionar uma Rainha da Colheita
- Fazer uma oferenda aos deuses com frutas e folhas
- Encher uma cesta com cones de pinheiros, folhas secas coloridas, trigo, bolotas de carvalho e ramos de pinheiro e deixar na sua porta de entrada para atrair boa sorte
- Colocar espigas de milho na sua porta de entrada.



A CORNUCÓPIA
Ou chifre tradicional da abundância, é um símbolo da generosidade, boa colheita e tem implicações mágicas bem-definidas. O próprio chifre é um símbolo fálico, representante do sagrado masculino. O interior do chifre simboliza o útero, especialmente quando está cheio de generosidade da terra fértil, representando o sagrado feminino. O equinócio de outono acabou se tornando o "Dia de Ação de Graças", com basicamente as mesmas funções. Assim, é muito apropriado usarmos a cornucópia como símbolo em nossos altares e lares.

Você pode fazer ou comprar uma cornucópia. Encha o chifre com frutas, grãos e moedas, de forma que eles sejam derramados sobre o altar. Some outros artigos mágicos, como folhas de carvalho ou bolotas, avelãs ou cartas de tarô, todos relacionados ao período deste equinócio.


Em Resumo
Yule comemora a noite mais longa do ano e é um Sabá de renascimento. Acontecem no Solstício de Inverno, o auge do inverno e conseqüentemente o início do período de crescimento. É em Yule que a Deusa dá nascimento ao Deus, o início do ciclo vital onde a terra começa a sair da longa noite de recolhimento invernal. A Deusa torna-se novamente uma criança junto com o Deus. Ela perde a característica da Mãe e assume a fragilidade tenra de tudo o que é novo.

Em Imbolc, o Sol finalmente se mostra e os primeiros raios de Sol mal começam a aquecer a terra. No hemisfério norte, o gelo começa a derreter, descobrindo a terra após um longo período de desolação.

Em seguida aproxima-se a primavera (Ostara) e o Sol torna-se mais forte, sendo visto por mais tempo no céu. Surgem as novas flores e a fertilidade da terra torna-se visível. A Deusa e o Deus são adolescentes, e seu impulso sexual trará a paixão, o amor e a continuação da natureza.Época do plantio e de cultivar os campos.

A Roda gira e quando o verão se aproxima (Beltaine), as sementes estão germinando. A Deusa e o Deus estão prontos para se unirem e seu casamento é consumado.

Em Litha, no auge do verão, tanto o Deus quanto a Deusa estão na plenitude da sua força. A Deusa guarda no seu ventre a criança divina, preparando-se para tornar-se mãe. O ocaso se segue ao apogeu.

O outono se aproxima e em Lammas as primeiras colheitas são realizadas. Os dias tornam-se mais curtos e com as colheitas os frutos do ventre da Deusa são distribuídos. O Deus torna-se aos poucos cada vez mais velho, e à medida que sua sabedoria cresce seu vigor decresce.

Em Mabon o outono chega por fim, prenúncio do inverno e das derradeiras colheitas. O calor do Sol diminui e os frutos da sobrevivência serão armazenados para a longa noite. À medida que a escuridão aumenta, a criança no ventre da Deusa é o próprio Deus, que ali cresce enquanto sua força diminui sobre o mundo. Esse é o grande mistério na Wicca, que assegura a manutenção do eterno ciclo de Vida, Morte e Renascimento.

Samhain abre as portas para o inverno e a Deusa, cada vez mais fraca, recolhe-se para dar à luz a Criança da Promessa. O Deus morre e as trevas caem por sobre o mundo. Assim, da mais profunda escuridão nascerá à nova luz que trará um novo recomeço.

Yule retorna e a Deusa dá à luz ao Deus, aquele que futuramente será seu consorte e que novamente engendrará a si próprio.



RITUAL DE AUTO-INICIAÇÃO
O Ritual de Auto-Iniciação é um compromisso entre você e os Deuses, portanto deve ser feito em absoluta solidão. Escolha um local onde você não seja interrompida. Vou descrever dois exemplos de ritual, mas você poderá criar o seu próprio, mas sendo observados a limpeza tanto do local como de seu corpo físico.




Ritual 1
Escolha uma Lua Cheia, próxima de seu aniversário, se possível, vá para um lugar próximo à Natureza. Uma casa de campo ou praia é o ideal. No dia do Ritual, procure estar em contato com a Natureza. Tire o dia para descansar. Afaste-se um pouco da televisão, dos jornais e de todas as fontes de notícias negativas. Esqueça as contas, os problemas de família e tire o fone do gancho.

Antes do Ritual, limpe cuidadosamente o local onde ele será realizado, mentalizando que todas as energias negativas estão saindo juntamente com a poeira. Tome um banho relaxante. Um banho com pétalas de rosa e algumas gotas de perfume é o ideal.

Este Ritual pode ser feito ao ar livre, mas como a pessoa deve estar nua, eu acho melhor fazê-lo num recinto fechado para não atrair curiosos, e, principalmente, para não ter problemas com a Polícia!

Você pode seguir à risca o Ritual abaixo, ou usá-lo como base para criar o seu próprio Ritual, o que é bem melhor, pois você deve usar as suas próprias palavras para se dirigir aos Deuses sem ficar copiando ou simplesmente decorando textos de terceiros.

Os Materiais necessários para o Ritual são os seguintes:
- Uma vela branca representando a Deusa
- Uma vela preta representando o Deus
- Quatro velas para os Quadrantes, sendo uma vela preta para o Norte, uma vela branca para o Leste, uma vermelha para o Sul e uma azul para o Oeste (essas são as cores da tradição Celta, se você quiser, pode mudá-las)
- Incensório com incenso do seu agrado
- Um pires de Sal Marinho
- Uma vasilha com água de fonte, de rio ou água mineral. Procure não usar água de torneira
- Um Athame ou qualquer punhal de sua escolha
- Um cálice de Vinho Tinto (caso você não possa tomar bebidas alcoólicas, substitua por suco de maçã ou água).

O Ritual deve ser feito após o crepúsculo. deixe que o local escolhido receba a luz da Lua por alguns minutos. No dia do Ritual, procure não comer carne e nem tome drogas de espécie alguma. Faça um jejum ou coma frutas e verduras.

Quando for para o Círculo, tenha a certeza de que levou o material necessário para não ter que sair e interromper o Ritual.

Se houver outras pessoas na casa, peça para que você não seja interrompida durante aquele período.

Durante o Ritual, você deve estar nua, sem jóias ou qualquer adorno. Os cabelos ficam soltos se forem compridos.

O objetivo do Ritual é nos apresentarmos aos Deuses da forma mais natural possível.

Acenda as velas em seus respectivos Quadrantes, que devem ser determinados com uma bússola antes do Ritual.

Monte o Altar ao Norte, com a vela da Deusa à esquerda e a vela do Deus à direita. No Altar também devem estar o Cálice, o Athame, o sal, a água e o incenso, que deve ser aceso na vela da Deusa.

Você também pode colocar no Altar coisas que sejam importantes para a sua vida e outros objetos de seu agrado.

Lembre-se que a liberdade é a essência da Bruxaria!

Apague as luzes e deixe que somente a luz das velas ilumine o aposento.

Segure o Athame com ambas as mãos e trace o Círculo no sentido horário, começando pelo Norte, e diga com energia e máxima concentração: "Em nome da Deusa e do Deus, eu traço este Círculo de proteção! Dele nenhum mal sairá. Dentro dele, nenhum mal poderá entrar. Pelos guardiões dos Quatro Quadrantes da Terra, eu convido todos os Elementais da Terra, do Ar, do Fogo e da Água para que entrem nesse Círculo e me auxiliem nessa iniciação."

Volte ao Norte, beije a Lâmina do seu Athame e coloque-o novamente no Altar. Pegue o Sal, jogue três punhados na Água e diga: "Abençoado seja o Sal que purifica esta Água!"

Segure a vasilha com a Água salgada e dê três voltas ao redor do Círculo, em sentido horário, enquanto deixa cair algumas gotas no chão. Volte ao Norte e diga: "Da mesma forma que o Sal purificou a Água, que minha vida seja purificada pelo Amor da Grande Mãe!"

Pegue o Incenso e dê três voltas ao redor do Círculo, no sentido horário, volte ao Norte e diga: "Abençoada seja esta Criatura do Ar, que leva até os Deuses a minha oferenda de Alegria!"

Fique de fronte para o Altar e diga: “Eu (diga seu nome completo), compareço diante dos Deuses de minha livre e espontânea vontade, abrindo meu coração para as verdades e ensinamentos da Wicca. Juro perante os Deuses jamais usar meus conhecimentos para prejudicar qualquer criatura viva ou para finalidades egoístas”.

Juro nunca fazer em meus Rituais de Wicca nada que cause dor, sofrimento, humilhação ou medo a nenhuma criatura viva.

Juro defender meus irmãos e irmãs na Arte, bem como divulgar a Wicca para todos os que desejarem aprender, sem jamais tentar converter ninguém às minhas crenças ou menosprezar as crenças alheias.

Juro amar o Planeta Terra, procurar sempre harmonia com toda a Natureza, e, acima de tudo, colocar sempre a vida humana acima de interesses materiais.

Juro nunca prejudicar meus irmãos da Arte ou revelar seus nomes mágicos, embora eu tenha o direito e a obrigação de me defender contra energias ou pessoas negativas que queiram me prejudicar ou fazer mal aos que eu amo.

A partir de agora, não existe nenhuma parte de mim que não seja dos Deuses; portanto, meu corpo é sagrado.

Nenhuma parte dele é impura ou vergonhosa. Meu corpo merece todo o respeito, como fonte divina de vida e prazer.

A partir de agora, a verdadeira autoridade sobre mim virá somente dos Deuses. Não aceitarei nenhum tipo de opressão, nem ficarei ao lado dos que oprimem meus semelhantes em busca de poder.

A partir de hoje, lutarei para que a Justiça do Deus e Amor da Deusa sejam estabelecidos na Terra.

Assim seja!

Pegue o Cálice, derrame um pouco de vinho no chão e diga: "Da mesma forma que este vinho se derramou, que o poder seja tirado de mim se eu não cumprir meu juramento!"

Molhe o dedo no vinho, desenhe um Pentagrama no ponto entre as sobrancelhas e diga: "Que meus pensamentos sejam guiados pela Luz dos Deuses!"

Molhe o dedo novamente, e desenhe um Pentagrama em cada Pálpebra, dizendo: "Que meus olhos vejam o Poder dos Deuses em toda a Natureza."

Molhe o dedo, desenhe um Pentagrama em sua boca, dizendo: "Que todas as minhas palavras sejam para propagar o Amor dos Deuses."

Molhe o dedo e trace um Pentagrama em seu coração, dizendo: "Que a Grande Mãe esteja em meu coração, para que eu tenha compaixão por todos os seres humanos e por todas as criaturas."

Molhe o dedo e trace um Pentagrama na Região Sexual, dizendo: "Que meu sexo seja abençoado pelos Deuses, para que haja fertilidade em minha vida."

Molhe os dedos e trace um Pentagrama em cada um de seus pés, dizendo: "Que meus pés me levem pelos caminhos da Felicidade, e que os Deuses guiem todos os meus passos."

Segure o Cálice com ambas as mãos, beba o Vinho, deixando um pouco no fundo, e diga: "Este é o Útero da Grande Mãe. Dele eu vim, e para ele eu voltarei com Alegria! Que assim seja, para o bem de todos!"

Jogue o resto do vinho no chão.

O Ritual em si está terminado, mas você ainda pode ficar mais alguns minutos no Círculo para meditar sobre a Bruxaria e todas as promessas assumidas.

Obs.: se você quiser assumir um nome mágico, assim que derramar o vinho no chão, diga: "De agora em diante, meu nome perante os Deuses é (diga seu nome mágico)."

Este nome deverá ser conhecido somente por você! Dentro de Um Ano e Um Dia, você poderá fazer um novo Ritual para confirmar seus votos, mantendo ou alterando seu Nome Mágico.

O Ritual de Auto-Iniciação é uma data de muita alegria; portanto, não fique preocupada se errar algumas palavras ou esquecer alguma coisa. Nem precisa ficar preocupada se você não souber falar palavras bonitas. O mais importante é o que está em seu coração, e os Deuses conhecem muito bem as palavras sinceras. Se você não tiver os materiais necessários ou um ambiente propício, improvise dentro das suas condições.

Use a imaginação, pois o mais importante é o Amor e a Devoção pelos Deuses.


Ritual 2
É um processo místico e espiritual onde você deve, no mínimo, 3 dias antes da data da auto-iniciação, começar a fazer a limpeza do seu corpo com uma dieta isenta de carne (de todo tipo), álcool e alimentos industrializados (como enlatados).

Tome banhos de ervas, que poderão ser usadas folhas de boldo + colônia + alecrim, pegue todas as folhas e esfregue com as mãos dentro da água, deixe descansar uns 30 minutos e depois coe e jogue no corpo lentamente da cabeça para baixo após seu banho de higiene. O bagaço das ervas coloque na natureza e agradeça.

Após o banho passe óleos no corpo, pode ser de rosas, ou outro que se identifique com você.

É preciso fazer também uma limpeza física de sua casa com uma bela faxina e uma limpeza espiritual com incensos e defumações. Antes de começar a limpeza física da casa, faça um defumador com carvão em brasa de dentro para fora da casa com estoraque, assafeti, benjoim. Depois que acabar a limpeza faça um de dentro para fora com folhas de sálvia seca, canela em pau e alfazema. Na hora do ritual você poderá usar os incensos de palitinho. Caso você não saiba ou não possa fazer o defumador, use durante a limpeza da casa, incenso de palitinhos de limpeza 3 em cada cômodo e ao terminar faça o mesmo com incensos de energização e prosperidade, 3 varetas em cada cômodo.

Você pode escolher uma lua cheia ou o dia do seu aniversário, pois neste dia todos os portais se abrem e os desejos se realizam com facilidade.

Prepare seu altar com velas, incensos, vinho, flores, frutas. Não se esqueça do círculo mágico (ou de proteção). Faça o círculo, sente no meio e faça orações pedindo Luz e Sabedoria às Forças do Bem, aos Espíritos Protetores para o seu momento e seu caminho e confirme seu compromisso e sua escolha e agradeça ao Criador pelas bênçãos recebidas.

Ao final do ritual diga: "Pelos poderes do três vezes três, toda vontade vira ação, sempre pelo bem de todos, essas energias se formarão". Desfaça o círculo.

Com o tempo você irá sentir as mudanças, elas poderão acontecer com novos hábitos e pequenos sinais que sempre esteve ali e só agora você consegue perceber. Continue estudando e praticando e lembre-se que tudo que você desejar a alguém receberá como recompensa 3 vezes.